Aprovação de SKUs: como funciona em cada marketplace

December 14, 2016
Equipe Skyhub

Aprovação de SKUs: como funciona em cada marketplace

Após a aprovação da entrada do seller no marketplace é preciso cadastrar os produtos que serão comercializados. Nessa etapa, você encaminha seu catálogo para o marketplace, que vai identificar os produtos que podem ou não ser vendidos – é quando ocorre o chamado matching. Os SKUs que não forem aprovados precisam ser cadastrados, novamente.

Embora cada canal tenha suas próprias obrigatoriedades, para o cadastro de SKUs, algumas delas são comuns entre eles, tais como: como: descrição, variações, dimensões e características.

Para simplificar o trabalho do seller que está no processo de integração, ou tem constantes dúvidas sobre como subir seus produtos, listamos as peculiaridades de cada canal na hora de subir SKUs.

b2w-marketplace

Título:

no máximo 100 caracteres, que devem ser escritos em caixa baixa. Na B2W é possível utilizar caracteres especiais.

Medidas:

as dimensões precisam ser classificadas em centímetros. Peso em quilos ou gramas – só que todos os produtos precisam estar na mesma unidade de medida.

Descrição:

pode ter até 4.000 caracteres, e algumas tags são permitidas, como: p, br strong, i. Toda a descrição deve ser feita em caixa baixa e nelas devem ser incluídas marca/fabricante.

EAN:

deve contar 13 dígitos – esse dado será validado e é obrigatório. Existem exceções paras as categorias de jóias, ar condicionado, moda, produtos importados e de fabricação própria.

marketplace walmart

Título:

o Walmart aceita caracteres especiais e máximo de caracteres que se pode usar é 250, todos em caixa baixa. A empresa orienta para que o seller siga padrões de SEO.

Medidas:

as dimensões para cadastro de produtos no Walmart são em centímetros. Já o peso, assim como na B2W, pode ser inserido em quilos ou gramas, e mais uma vez, todos devem estar na mesma unidade de medida.

Descrição:

máximo de 5.000 caracteres, que devem ser apresentados em caixa baixa. No Walmart as tags não são permitidas e o seller deve incluir marca/fabricante na descrição.

EAN:

deve contar 13 dígitos. Precisa ser válido e um critério obrigatório, exceto em produtos de fabricação própria.

Lembrete:

contatar o Walmart ao efetuar uma carga dos produtos. Produtos não serão catalogados automaticamente. A equipe de catálogo irá efetuar uma curadoria dos SKUs enviados.

cnova-marketplace

Texto:

título deve ter no mínimo 10 caracteres (máximo 150). Na Cnova as tags são permitidas e a descrição é obrigatória. O titulo do SKU tem no máximo 18 caracteres.

Medidas:

as dimensões são em centímetros e o seller deve informar largura x altura x comprimento. Peso em quilos ou gramas, mas, assim como nos demais marketplaces, todos precisam estar na mesma unidade de medida.

EAN:

é obrigatório e deve conter 13 dígitos.

Marca:

coloque a marca do seu item, exemplo: MATTEL, LG. É importante colocar a marca correta do item e manter a escrita incluindo “&” e “-“ se for essa a maneira que a marca divulga. Essa informação é essencial na ficha do produto, já que facilita a busca do item no site e passa maior credibilidade.

mercado-livre-marketplace

Texto:

a descrição do produto não possui limites de caracteres – são aceitos caracteres especiais. Já o título do produto pode ter até 60 caracteres e deve ser apresentado em caixa baixa. Muitos vendedores utilizam templates para apresentar a empresa e não somente o produto.

Medidas:

no Mercado Livre as dimensões são em centímetros. Peso em quilos ou gramas, e também precisam estar na mesma unidade de medida, além de ter um atributo específico.

Informações obrigatórias:

categorias são necessárias para realizar o mapeamento e a marca e fabricante também são atributos obrigatórios. Se houver certificado de loja oficial, é necessário informar o ID.  

Lembrete:

não é permitido divulgar redes sociais no Mercado Livre.

Fora isso, todos esses marketplaces têm um detalhe em comum: eles integram com a SkyHub, o que vai permitir que você gerencie de forma simplificada todas as etapas dentro do marketplace. Além das vendas e controle de desempenho nos canais, a SkyHub, principal integradora do mercado, facilita a gestão de subida de seus produtos.

Deixe seus dados no formulário abaixo e descubra como podemos facilitar seu negócio.


No comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *