Como grandes varejistas podem contribuir com o sucesso do seu e-commerce

December 21, 2016
Equipe Skyhub

grandes varejistas

Gestores de e-commerce, já começam a enxergar grandes varejistas como as Americanas.com, Submarino, Shoptime como parceiras e não concorrentes. Grandes lojas como Ambev, Sony, Claro, Imaginarium e 3 Corações já fizeram a integração de seus produtos nestes promissores canais de venda que os marketplaces têm se mostrado. Mas, a pergunta que fica para quem ainda não conhece este modelo de negócios é: como os grandes varejistas podem contribuir para o sucesso de um e-commerce?

Podemos destacar, entre outras, estas quatro vantagens que as varejistas que operam no modelo de marketplace oferecem:

  • Ajudam a vender seu produto;
  • Aumentam a exposição do produto e, com isso, geram mais negócios;
  • Cobram apenas uma comissão pela venda;
  • Prestam atendimento de ponta aos seus clientes;

Grandes varejistas podem ajudar a vender seu produto.

Quando elas trabalham com o modelo de marketplace, o site, a segurança, o atendimento e, claro, o marketing em que elas já investem, bem como os clientes que elas já atraem, ficam à disposição do e-commerce que se integra a elas. Por isso, o cliente que precisa comprar produtos de categorias muito diversificadas, poderá comprar tudo no site da grande varejista, capaz de suprir todas as demandas dele em um só lugar, mas comprar alguns destes itens de você.

Grandes varejistas aumentam a exposição do produto e geram mais negócios pelo marketplace

porque elas já atraem muitos clientes. Mês a mês, estas lojas são procuradas por um grande número de clientes e eles poderão se deparar com o produto do seu e-commerce lá, mesmo que jamais tenham cogitado visitar seu endereço ou comprar produtos com você. Ao te verem em uma loja que eles já confiam, os clientes se aproximam de seus produtos, conhecem melhor seu trabalho e podem continuar a comprar com você.

Grandes varejistas cobram apenas uma comissão pela venda realizada no marketplace.

Isso garante que o lojista poderá se integrar a estes canais de venda e só irá remunerar a grande varejista se, efetivamente, começar a ganhar dinheiro através deles. Esta comissão é algo que gira em torno de 16% sobre o valor do produto, que pode variar conforme o canal escolhido, o perfil do lojista, seu segmento e outras variáveis. De qualquer forma, é possível comercializar o produto já prevendo o valor que ele deve ter para custear todas as despesas envolvidas, comissionar o canal e gerar o lucro esperado.

Grandes varejistas têm atendimento primeiro nível que ampara seus clientes em escala.

Como as grandes empresas do marketplace já possuem estrutura para atender muitos clientes, elas garantem que quem precisar de atendimento após uma compra nestes canais, será sempre bem atendido. Quando a equipe não puder, sozinha, solucionar as dúvidas do consumidor, ela entrará em contato com você ou alguém responsável para compreender e fornecer a resposta mais adequada para o cliente.

Quando alcança maior reputação, o lojista expande seu próprio e-commerce e assim pode fazer exatamente o que as grandes lojas costumam fazer: alcançar tanto os potenciais clientes vindos pelas vendas do e-commerce, como pelas do marketplace. Tudo para manter os resultados em crescimento constante.

 

*publicado originalmente na revista E-commerce Brasil – Edição de Dezembro


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