Marketplace de A a Z: gerenciamento das vendas no marketplace: quais pontos observar?

June 16, 2017
Equipe Skyhub

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Quando o lojista entra no marketplace, ele potencializa as chances de fazer negócios online, mas é preciso desenvolver um planejamento de vendas que ajude no crescimento do negócio. O gestor deverá considerar alguns tópicos importantes para o desenvolvimento desse plano.

Neste artigo de continuação da série “Marketplace de A a Z”, iremos explicar os processos gerenciais do marketplace e como organizar suas vendas para obter melhores resultados.

Escolha das imagens dos produtos

Como falamos no artigo anterior desta série, no marketplace as imagens devem possuir ao menos 400×400 pixels. Caso você queira que o consumidor consiga dar zoom na foto do item, o tamanho mínimo deverá ser de 1000×1000 pixels. A qualidade da imagem permite que o cliente seja capaz de ver todos os detalhes do produto. É importante que as fotografias sejam boas, com fundo branco e deem destaque ao item oferecido.

Escolha de títulos e descrições dos produtos

As informações de títulos e descrições dos produtos são cruzadas com a busca que é realizada pelo consumidor dentro do marketplace. Cada palavra precisa ser informativa tanto para o cliente quanto para os mecanismos de busca. O título deve ser bem objetivo e com no máximo 60 caracteres. A descrição pode ser mais detalhada, com todas as informações relevantes sobre o produto, ela pode ter até 4.000 caracteres. É indicado usar palavras-chave do produto e, descrever dados que façam diferença para seu cliente.

Estratégia com foco na buy box

Outro aspecto que o gestor de e-commerce começará a olhar quando estiver integrado ao marketplace é a posição da oferta em destaque, conhecida como buy box. Ofertas que estão no buy box são mais chamativas e atraem mais clientes. Para aparecer nesse espaço, o gestor precisa ter atenção aos fatores que impulsionam um produto para aquela posição. Um dos principais aspectos levados em conta é a combinação entre preço do produto, valor de frete, prazo de entrega e avaliação da loja no marketplace. O preço tende a influenciar nessa combinação e, por isso, é vantajoso investir em ferramentas de inteligência que monitorem seus concorrentes e ofereçam  insights sobre quais os melhores valores para os produtos de sua loja integrados ao marketplace.

Compra de Ads nos marketplaces

Alguns marketplaces, como o B2W Marketplace, disponibilizam um sistema de anúncios interno, semelhante ao Google AdWords. O lojista pode direcionar créditos para os anúncios do seu saldo a receber ou via pagamento de boleto. A cobrança é por CPC (custo por clique). O anúncio é uma forma de destacar ainda mais seus produtos e converter novos negócios.

Gestão de pedidos e entrega de produtos

Após realizar os passos anteriores é natural que o número de pedidos aumente e o gestor tenha que se organizar para realizar as entregas. O importante é ter visibilidade do fluxo de entrada de pedidos e despachar itens apenas quando o pagamento for aprovado. A melhor maneira de fazer a administração das vendas realizadas por meio do marketplace, é contar com o auxílio de uma integradora, que processa todos os pedidos em uma única plataforma. Caso você esteja integrado a mais de um marketplace ou possua uma loja online própria, poderá acompanhar todos os pedidos em um dashboard único. Você consegue visualizar os status de pagamento e entrega, gerir frete, acompanhar os canais com maior número de pedidos, ou produtos campeões de venda e emitir relatórios que te ajudem a administrar ainda melhor seu negócio.

Estes são os principais tópicos que você deverá gerenciais para gerir suas vendas no marketplace.

Caso tenha alguma dúvida sobre a gestão dos marketplaces, escreva sua pergunta nos comentários abaixo.

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