3 formas de gerenciar seus pedidos no marketplace

July 28, 2017
Equipe Skyhub

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3 formas de gerenciar seus pedidos no marketplace

Quando os sellers, os lojistas que vendem nos marketplaces, começam a receber pedidos, podem acabar se embaralhando sobre as informações: quais solicitações entraram antes, de qual canal cada uma delas surgiu e qual o status de entrega dos diferentes itens solicitados.

Se não houver uma boa organização, os gestores podem acabar se perdendo e deixando de entregar algum item ou então cometendo atrasos. Certamente, isso irá impactar no seu desempenho e na avaliação que o cliente fará de você.

Para evitar contratempos ao vender nestes canais, conheça estas 3 formas de gerenciar seus pedidos no marketplace:

ERP

Se o seu ERP for homologado com os canais de marketplace que você estiver integrado, é possível fazer o gerenciamento de pedidos, diretamente, por ele. O ERP pode facilitar a integração da loja já que o sistema poderá interpretar todas as informações cadastrais dos produtos e vinculá-los aos canais. Depois, os status de pedidos também serão associados ao ERP.

No ERP, o processo de cadastro e gestão é manual. Portanto, o lojista precisa subir os produtos no marketplace, fazer o cadastro dos preços e da tabela de frete, além de atualizar as descrições e outros atributos dos itens que serão comercializados.

Portais de parceiros

Outra forma de gerenciar seus pedidos é através dos portais de parceiros, ou seja, as próprias plataformas de gestão disponibilizadas pelos marketplaces, onde há um dashboard que facilita a administração de sua conta.

Os portais armazenam, internamente, todas as informações sobre os pedidos recebidos e status de cada um e, ali mesmo, é possível atualizar os novos status e conferir dados gerais sobre eles. A desvantagem é no caso de você estar presente em mais de um canal, já que terá que fazer login em cada plataforma.

Integradora

A integradora é a forma mais fácil e completa para fazer o gerenciamento dos pedidos recebidos no marketplace. Isso porque ela gerencia todo o ciclo do pedido e centraliza dados de todos os canais em que você vende.

Com a integradora, você consegue visualizar os status dos pedidos e contar com inúmeras possibilidades de filtros (por região, canal, data, etc). Além disso, ela centraliza o cadastro de frete e também os resultados de suas vendas, o que se torna mais vantajoso que gerir as informações pelo ERP ou pelos portais de parceiro.

Os dados da integradora podem ainda te dar insights sobre as vendas em cada canal e te ajudar a descobrir como otimizar suas vendas para melhorar ainda mais sua receita, ampliando ou redirecionando seu investimento.
Estas são as 3 formas de acompanhar seus pedidos no marketplace e gerir informações sobre suas vendas. Quais delas você já utiliza?

 


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