Comércio eletrônico pode faturar R$ 2 bi no Dia dos Pais

August 09, 2017
Equipe Skyhub

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Comércio eletrônico pode faturar R$ 2 bi no Dia dos Pais

Uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o e-commerce pode faturar R$ 2,07 bilhões no próximo Dia dos Pais – o que representaria um crescimento de 12% em relação ao mesmo período em 2016.

A mesma pesquisa prevê que as lojas virtuais irão receber 5,99 milhões de pedidos, a um ticket médio de R$ 346,00 entre os dias 31 de julho e 11 de agosto. As categorias mais procuradas devem ser as  de “Informática”, “Eletrônicos”, além de “Moda e Acessórios”.

Busca por presentes já cresceu

A previsão da Abcomm vai ao encontro de um apontamento feito pelo Google que revela um crescimento nas buscas por presentes com ticket médio mais alto para o Dia dos Pais. Entre os dias 8 e 18 de julho o interesse aumentou em 3% em relação à semana anterior, em especial nas categorias de “Eletro”, “Móveis” e “Smartphones”.

Segundo informações do Google, na semana de 23 a 28 de julho, a busca aumenta para os itens de uso pessoal de menor valor, como calçados esportivos, bolsas e relógios. Mas, no início de agosto, as buscas nas categorias do varejo aumentam e os smartphones atingem o pico de interesse pelo consumidor. Já às vésperas do Dia dos Pais, crescem muito as buscas por sapatos esportivos.

A dica do buscador é manter dados e número de estoque atualizados durante a data, já que os termos mais pesquisados pelo consumidor são: endereço, telefone, condição de entrega, sapatênis, camisas polos, perfume e produtos de beleza. Fora isso, vale apostar em marketing segmentado para impactar o cliente por meio de listas de e-mail marketing, remarketing e downloads do aplicativo da loja.

Gestão no marketplace

Vale lembrar que quem está no marketplace deve ficar atento a estas oportunidades de negócio por conta do crescimento de pedidos na data. É válido fazer um checklist de cada etapa, conferindo se há disponibilidade de produtos em estoque, eficiência da logística de entrega e revisando as condições de preço e frete de cada oferta.

Também é importante garantir uma gestão de alta qualidade para criar uma boa experiência para o cliente durante a compra e recebimento dos pedidos. A atenção com pedidos, estoque e logística podem ampliar as chances de que o seller receba avaliações positivas.

 


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