O guia essencial do marketplace na internet

julho 20, 2016

guia do marketplace

Separamos as principais informações que você precisa saber para entender o que são os marketplaces e quais deles já estão com forte presença no mercado brasileiro. É um verdadeiro guia básico para quem está começando e quer entender o perfil de negócio de cada um. Confira:

O que é marketplace?

Marketplace é um canal de vendas online onde algumas lojas já consagradas, com grande audiência, ou ainda grandes plataformas, disponibilizam seu espaço para que outros lojistas exponham seus próprios produtos e vendam por ali.

Os lojistas podem aproveitar o poder de canalização de público desses canais e aparecer mais, vender mais rapidamente e, em alguns casos, como ocorre com os marketplaces da B2W, por exemplo, pagar apenas um comissionamento sobre a venda realizada, sem qualquer outro custo adicional.

Grandes lojas, por possuírem muitos produtos, tendem a optar pela integração a estes canais por meio de alguma ferramenta especializada que também os ajuda a controlar o estoque. Mas, para quem quer que seja, os benefícios desse modelo de negócio são inúmeros para o lojista, que amplia suas vendas, e para o público, que pode encontrar uma variedade de produtos e comprar tudo com uma única nota.

O que vale é cada lojista ter ciência de cada perfil de marketplace existente e descobrir em quais dele ele poderá estar presente conforme os seus próprios nichos de atuação.

Quais marketplaces existem hoje no Brasil?

Logo Marketplace + Marcas

B2W Marketplace

O que é:  grupo que engloba os marketplaces da Americanas.com; Submarino e Shoptime.

Perfil de negócio:

  • Americanas.com – eletroeletrônicos, bens de consumo, brinquedos, móveis, itens esportivos e moda, em geral. Considerada a loja “mais querida” pelo público (prêmio e-Bit) e com um dos maiores sortimentos de produto do mercado.
  • Submarino – bens de consumo, eletroeletrônicos, livros,móveis, brinquedos, esportes e moda; sendo referência em produtos focados em tecnologia e inovação, principalmente para as classes A e B.
  • Shoptime – bens de consumo, móveis, brinquedos, eletrodomésticos, esportes e informática; sendo o primeiro canal brasileiro de home shopping e novidades para o lar. Com foco nas classes A, B e C.

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CNova

O que é: abrange todos os marketplaces da Cnova, sendo os sites do Extra, Ponto Frio, Casas Bahia e Cdiscount

Perfil de negócio:

  • Extra.com – de alimentos e produtos de limpeza à eletrônicos e materiais de construção, ou seja, tudo que poderia ser encontrado na loja física da rede, mas exposto por novos parceiros. É direcionado principalmente para as classes B e C.
  • Pontofrio.com – eletrodomésticos, tecnologia, bens de consumo pessoal e para a casa, em especial, com foco no público A e B.
  • Casasbahia.com – móveis, produtos para a casa e bens de consumo, em especial, com foco na classe C.
  • Cdiscount outlet de produtos novos como celulares, eletrônicos, móveis, utilidades domésticas, etc. Como é outlet, o ideal é ter preços bem competitivos ou abaixo dos praticados pelo mercado.

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Walmart

O que é: o marketplace da rede Walmart que envolve produtos eletrônicos, tecnológicos, eletrodomésticos, etc. O site também destaca categorias de esportes, beleza e itens para bebês.

Perfil de negócio: produtos eletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis e celulares.

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Mercado Livre

O que é: um marketplace para a venda de quase qualquer produto, seja ele novo ou usado. Existe a possibilidade de criar lojas oficiais, onde ficam concentrados todos os seus produtos.

Perfil de negócio: quase qualquer produto, podendo ir de roupas estilizadas e novas em folha à kits de pesca ou de celulares à velha coleção de moedas do seu avô.  

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Elo7

O que é: um marketplace focado em produtos feitos artesanalmente ou customizados. De agendas e camisetas a móveis robustos.

Perfil de negócio: artesanatos e toda a ordem de produto customizado ou feito a mão.

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Grupo Netshoes

O que é: inclui os marketplaces da Netshoes, com foco esportivo, e Zattini, com foco urbano.

Perfil de negócio:

  • Netshoes – produtos esportivos que vão de roupas e tênis a acessórios e suplementos.
  • Zattini –  roupas, sapatos e acessórios urbanos e lifestyle.

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Enjoei

O que é: um brechó virtual, onde pessoas se desfazem de itens. A Maior parte dos itens a venda são usados, em bom estado e de marcas renomadas. Os produtos disponíveis para outras pessoas comprarem. Em geral, no modelo C2C, ou seja, de consumidor para consumidor.

Perfil de negócio: roupas, produtos para casa, tecnologia e eletrônicos usados.

TANLUP-MARKETPLACE

Tanlup

O que é: um marketplace totalmente focado em produtos criativos ou artísticos feitos, customizados, garimpados ou revendidos pelo lojista. O design “diferentão” conta muito.

Perfil de negócio: produtos criativos, originais ou artísticos.

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Dafiti

O que é: portal com foco em venda de calçados, roupas, moda e perfumes para o público de ambos os sexos, adulto ou infantil.

Perfil de negócio: fashion.

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Kanui

O que é: a Kanui possui um marketplace bastante focado em vestuário, calçados, acessórios bicicletas, relógios, equipamentos e itens com estilo que vão do urbano ao esportivo.

Perfil de negócio: moda, acessórios, bikes e itens com foco no espaço urbano e esportivo.

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Mobly

O que é: O Mobly é um marketplace focado em móveis, artigos de decoração, utilidades domésticas, iluminação e têxteis.

Perfil de negócio: móveis e artigos de decoração para a casa.

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Tricae

O que é: focada em enxovais para bebês e brinquedos, roupas, materiais escolares e assessórios para crianças, a Tricae virou referência quando o assunto é o setor infantil.

Perfil de negócio: roupas, brinquedos e artigos para crianças.

 

Aqui estão alguns dos principais marketplaces do mercado nacional hoje em dia e, claro, como esse canal de vendas está em alta, vale entender quais deles melhor se encaixam ao seu negócio e público que pretende atingir. Como essa análise pode requerer uma visão mais completa do negócio, uma consultoria pode ajudar com insights mais profundos sobre seu nicho e onde vale mais a pena você apostar.


2 Comments. Leave new

Muito bom o guia marketplace. Me ajudou bastante.

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Que bom que gostou, ficamos felizes com seu comentário 🙂

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