Glossário do Marketplace | Termos que todo gestor deve dominar
Quando falamos em marketplace, além deste próprio termo ser novidade para muitos, há uma série de outras palavras que podem gerar um ponto de interrogação na cabeça de quem os escuta pela primeira vez. Para evitar que isso aconteça, a SkyHub preparou um Glossário do Marketplace com os principais termos desse modelo e que devem ser conhecidos por qualquer gestor.
Dividimos esse glossário em duas partes. Esse primeiro texto é para o gestor do negócios, com termos relacionados a gestão. O próximo será focado no profissional de tecnologia.
Se você está começando a se envolver com o tema, este Glossário do Marketplace com foco nos termos de gestão, é recomendadíssimo para você.
Glossário do Marketplace – Gestor
Atributo:
como são chamados os campos usados para incluir uma informação sobre o produto.
Buy box:
espaço com destaque às lojas que vendem no marketplace. Em geral, costumam seguir critérios estabelecidos por cada marketplace, podendo envolver preço, frete, reputação, etc para fazer o rankeamento das ofertas.
Canal (ou Marca):
são as opções de marketplace existentes, como Americanas.com, Extra, Mercado Livre, Netshoes, entre outros.
Hub:
o mesmo que integrador de marketplace.
Integrador de marketplace:
ferramenta que auxilia a integração das empresas nos principais marketplaces do mercado. Além da integração, pode ajudar nos processos de gestão, controle de estoque, gerenciamento de preços e tabelas de frete. Um exemplo de integrador é a SkyHub.
Marketplace:
uma junção dos termos market, que significa “mercado” e place, que significa “lugar”. Em linhas gerais, é um local físico ou virtual onde acontece o comércio de bens e serviços. Quando associado ao virtual, trata-se de um modelo de negócio onde marcas com alto tráfego como ocorre com a Americanas, Submarino, Shoptime, Mercado Livre, etc, permitem que lojistas anunciem seus produtos dentro destes sites. Cada marca poderá estabelecer seus próprios critérios para filtrar lojistas que estejam alinhados aos seus perfis de negócio.
Match:
o “encontro” de informações cadastrais durante a integração do marketplace. Ocorre quando há um cruzamento nos dados fornecidos pelo lojista com aqueles que remetem ao padrão de informações que foi pré-estabelecido pelo marketplace. Falando em termos práticos, se o seller insere um produto que já faz parte do sortimento do marketplace, esse produto assume as características que já foram inseridas na loja.
Players:
é a forma como são chamados os participantes ativos, ou seja, aqueles “competidores” que concorrem em um mesmo mercado.
Precificação dinâmica:
forma de executar estratégias e alterações de preço de maneira automatizada, baseando-se no comportamento de outros sellers.
Sellers (parceiros):
como são chamados os vendedores que disponibilizam seus produtos dentro de um marketplace.
Target:
o público-alvo dentro do marketplace. Alguém que tenha um target focado em esportes pode se beneficiar ao estar em marketplaces que atinjam esse nicho.
Estes termos são os principais para o ajudar no dia a dia do gestor. Mas há ainda outros, além destes, com foco na parte de tecnologia e que exploraremos em breve. Se estes termos do nosso glossário do marketplace para a parte de gestão, ainda não responderem as dúvidas que você tenha, deixe nos comentários! Nossa equipe entrará em ação para analisar o termo que você está em dúvida e tentar te ajudar no que precisa.
No comments