Facebook
LinkedIn
Vimeo
HOME
FERRAMENTA
B2W
BIBLIOTECA
LOGIN
SUPORTE

Como fazer a integração com o marketplace?

setembro 09, 2016
Equipe SkyHub
No Comments

post_blog_skyhub_setembro_como_fazer_integracao_marketplace

Veja o passo a passo da integração com o marketplace e comece a ganhar novos negócios

Os marketplaces são procurados por diversos lojistas de e-commerce que já entenderam que esse é um canal de vendas relevante para eles divulgarem seus produtos e aumentaram a rentabilidade com a venda de seus produtos. O potencial que algumas lojas possuem, o alto fluxo de visitantes e de consumidores são uma forma de divulgar itens para muito mais gente, usando a estrutura do site e atendimento de grandes lojas e crescer de maneira estruturada.

Todavia, apesar das buscas por esse modelo de vendas serem intensas, muita gente ainda não sabe exatamente como é possível fazer a integração com o marketplace. Um processo que é bem simples, principalmente com a utilização de uma integradora, que vai ajudar tanto na entrada do seller, o lojista, no marketplace, como também a integrar todos os produtos e gerenciar pedidos e estoque em cada canal em que estiver presente.

Em todo o caso, achamos relevante explicar etapa por etapa da integração com o marketplace abaixo:

Escolha os marketplaces onde você deseja estar

Antes de tudo, vale ficar de olho no marketplace que mais funciona para seu perfil de negócio. Pode ser mais de um, claro, só fique atento aos players que operam neste modelo, como a B2W (com as lojas Americanas.com, Submarino e Shoptime), CNova ( Extra, Casas Bahia e Ponto Frio), Walmart, Mercado Livre e até mesmo os marketplaces de nicho como o Netshoes, Mobly, Elo7 e etc.

Não esqueça que cada um deles pode ter um perfil de negócio e público-alvo diferente. Por exemplo, a venda de móveis é forte na Casas Bahia, assim como o Submarino possui muita procura por eletrônicos e produtos tecnológicos, em geral. Isso é importante para que a integração com o marketplace seja bem planejada e comporte bem o seu perfil de negócio.

Avalie a reputação e posicionamento das lojas escolhidas

Cheque não apenas o perfil das lojas escolhidas, mas também as formas como elas são encaradas pelo consumidor. Quais são os investimentos que elas fazem em segurança do site? O consumidor estará seguro ao navegar e comprar por ali?

O que os próprios clientes dizem da loja também é um bom medidor de relevância. Premiações como as dadas pelo e-Bit e Reclame Aqui tendem a ser atrativas para os clientes, por isso, vale verificar como a empresa é vista nestas avaliações e com quais marcas é interessante sua marca estar associada.

Faça todo o levantamento de documentações necessárias

Cada modelo, de cada canal, tem suas próprias regras e documentações que considera relevantes, alguns podem exigir que a empresa tenha um e-commerce com um tempo mínimo de operação, registro formal, incluindo inscrições estaduais e CNPJ ou mesmo avaliações em empresas como o E-bit. Outros podem fazer mais ou menos exigências, mas depende muito do perfil do marketplace.

De toda a forma, tenha todas as documentações acessíveis antes de solicitar a integração com o marketplace, pois isso facilita e agiliza o processo.

Conheça todas as regras antes de começar

Qual a taxa de setup para fazer a integração com o marketplace? zero. E o comissionamento? Marketplaces costumam cobrar uma comissão, que gira em torno de 16%, sobre cada venda efetuada pelo canal. Mas, qual é o valor exato para sua empresa? O seu segmento é muito ou pouco competitivo? Levante tudo isso antes de começar.

Após esse processo, submeta uma solicitação de entrada aos marketplaces onde pretende estar. Em breve, eles deverão te retornar explicando mais detalhes sobre a integração. Caso você pretenda usar um integrador, isso é ótimo, pois você poderá acioná-los para eles te assessorem em todo o trâmite da negociação.Segue aqui também o formulário de contato de todos eles:

b2w-marketplace

marketplace walmart

cnova-marketplace

Saiba quais os pré-requisitos dos marketplaces escolhidos

Quando a solicitação for aprovada, será hora de conhecer melhor os pré-requisitos para a integração: como as imagens devem ser enviadas, qual o limite de caracteres do texto e quais características serão importantes.

Cada espaço poderá adotar regras particulares, com mais ou menos caracteres, resolução mínima para as fotos, mas há também alguns padrões como fotos de produtos com o fundo branco e etc.

Suba o Json do site em cada um dos players (ou use um integrador)

Nesta etapa é o momento de iniciar a integração da sua loja com o marketplace. O ideal é integrar seu ERP ou plataforma por meio de um arquivo Json. Isso pode ser feito de forma manual ou então com a ajuda de um integrador, que facilita esse processo.

O integrador faz uma leitura de seus produtos e os indexa no marketplace e o mais legal é que se você for integrar com mais de um player, ele está preparado para atendê-lo e dar maior produtividade tanto ao processo de integração com o marketplace como com a  gestão desse canal.

Faça a gestão do negócio em todos os players onde estiver

Até aqui sua integração com o marketplace já deve ter sido finalizada com sucesso e você já poderá ganhar novos negócios a partir dos canais onde está. Mas não se esqueça de que para obter melhores resultados é preciso fazer uma boa gestão do negócio, gerenciando pedidos, estoque e não deixando nenhuma solicitação de produtos sem atendimento da sua parte.

Por isso, aqui entra sua habilidade de gestão e o amparo de ferramentas que lhe ajudem a gerir todos os dados, de todos os marketplaces e, de preferência centralizados em um só lugar. A SkyHub é uma boa opção de ferramenta nesse sentido, já que além de facilitar a integração com o marketplace, ela também ajuda a melhorar a produtividade na gestão e dá toda a visibilidade das vendas, como um todo, para o gestor poder se concentrar exclusivamente na administração de seu negócio.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a integração, não deixe de contar com a equipe SkyHub para te ajudar!


Tags:

integrador de marketplace,
marketplace,
vender no mercado livre,
vender online,

Related Posts

5 erros comuns na integração com o marketplace (e como evitá-los) junho 07, 2017
Glossário do Marketplace | Termos que todo gestor deve dominar agosto 03, 2016
Como vender produtos em outros sites? outubro 20, 2017

No comments

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba conteúdos sobre Marketplace por e-mail

Busca

Postagens Recentes

  • Gerenciando seus produtos no Amazon Marketplace
  • Gestão de marketplace: como começar a gerenciar sua loja
  • 5 dicas para aumentar suas vendas na Via Varejo
  • 8 pontos de atenção na entrega de produtos
  • Como você pode evitar o atraso na entrega de produto?

Categorias

  • Dicas SkyHub
  • E-commerce
  • Estoque
  • Gestão de marketplaces
  • Integração com marketplaces
  • Marketplace
  • Notícias
  • Sem categoria
Powered by logo_b2w
logo_bseller logo_bseller
logo_site_blindado logo_site_blindado
logo_skyhub logo_skyhub
logo_admatic logo_admatic
© 2020 SkyHub