Tutorial simples de como expandir seu negócio com marketplace
A vida do gestor é cheia de instabilidades, mas um mesmo desafio sempre o persegue: como encontrar caminhos para expandir seu negócio, ou seja, que alavanquem as vendas, trazendo novos clientes e gerando um melhor ticket médio e receita? Fabricantes, varejistas do mundo físico ou do e-commerce partilham desse dilema e a verdade é que, para ambos, há uma solução comum que pode ajudá-los nessa etapa. A solução ficou denominada como “marketplace”.
Mas, o que vem a ser o tal marketplace?
Esse sistema é uma forma integrada de marketing e vendas de produtos. Funciona assim: os lojistas e fabricantes podem expor seus produtos em grandes lojas de comércio eletrônico, como a Americanas.com, Submarino, Shoptime, Extra, Ponto Frio, Walmart, Mercado Livre e Netshoes, por exemplo. Os clientes que frequentam essas lojas são impactados pelas ofertas tanto do e-commerce, quanto dos lojistas e fabricantes, e podem comprar estes produtos ali mesmo, nas lojas em que já confiam. Quando o cliente adquire um produto vendido por um lojista terceiro, a loja recebe uma comissão sobre o valor do produto vendido, mas todo o restante vai para o seller, dono do produto.
No marketplace o lojista consegue oferecer seus produtos para clientes que talvez jamais chegassem a seu e-commerce e, assim, consegue expandir seu negócio, ampliando as vendas rapidamente. Como se tratam de lojas grandes e bem estruturadas, o seller não precisa se preocupar com segurança, marketing, nem nada adicional. Assim, mesmo aqueles que não tenham uma loja virtual, mas tenham um ERP e plataforma, conseguem se integrar aos marketplaces.
Comece a expandir seu negócio seguindo este passo-a-passo da integração:
1) Faça a sua integração com o marketplace por intermédio da SkyHub
A SkyHub te ajuda na integração com os marketplaces, tanto no processo de cadastro dos produtos e uso da plataforma, como nas etapas de negociação para sua entrada lá. Como ela está associada ao grupo B2W, a equipe tem muita facilidade e experiência com esse universo. E a ferramenta também já está preparada para integrar-se com todos os marketplaces da B2W, da CNova, com o Mercado Livre, Netshoes e Walmart.
2) Quando os produtos forem cadastrados, você já poderá receber pedidos
Após todo o trâmite da integração e cadastro dos produtos, você já poderá começar a receber pedidos pelos marketplaces que se integrou. Como estas lojas que operam neste modelo de negócio já investem muito em marketing, você não precisa se preocupar porque os clientes interessados irão encontrar as ofertas do seu produto. Quando os clientes fizerem uma compra, você conseguirá acompanhar tudo na plataforma da SkyHub.
3) Acompanhe cada pedido e gerencie os status pela própria SkyHub
A SkyHub facilita muito a gestão dos pedidos no marketplace e também do seu e-commerce. Isso porque a integração ocorre entre todos os canais, o que significa que você pode continuar tocando os negócios de sua loja e gerenciar os novos pedidos que recebe em um único lugar. O estoque total fica visível e ele direciona produtos para cada canal conforme a demanda por eles. No dashboard da SkyHub você consegue gerenciar tudo: loja virtual e marketplaces, de forma que você expande o negócio, mas sem se “atropelar”.
4) Faça a entrega dos pedidos em aberto
O marketplace oferece a plataforma, a segurança, sistemas de pagamento, marketing, atendimento e reputação dela para você vender seus produtos ali. Mas, fica a cargo do lojista gerenciar os pedidos e fazer a entrega dos itens solicitados. Se esse processo for impecável ou o mais próximo disso possível, há muitas chances do cliente avaliar muito bem o lojista após a compra. Essa pontuação é válida porque ajuda o lojista a competir por uma melhor posição na seller box, que é onde ficam as ofertas e pela buy box, onde fica a oferta principal.
5) O marketplace irá cobrar a comissão sobre a venda do produto e te pagar o valor da venda
O marketplace vai descontar o valor da comissão, que tende a ser algo como 16% sobre o valor do produto. O valor pode variar conforme o canal, perfil do lojista e categoria, mas gira em torno desse valor. Depois disso ocorre o pagamento, cuja data também pode variar. Algumas lojas o efetuam de 30 em 30 dias, outras de 15 em 15 e ainda há aquelas que fazem o pagamento diariamente. Na SkyHub você consegue controlar os recebíveis de todos os canais em que está integrado, o que facilita na administração financeira do negócio.
Estes são os passos para entrar e gerir sua presença nos marketplaces. O mais importante é que é possível sim explorá-los e expandir seu negócio vendendo nestes canais e, com a ajuda da SkyHub, ainda dá para manter a visão bem atenta, com uma a gestão facilitada de todo esse crescimento.
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
No comments