Um balanço do e-commerce em 2016
O marketplace é um canal estratégico para seu negócio, já que aumenta as chances de vendas impulsionado por seu alcance. Esse poder como plataforma potencializa ainda mais em datas importantes como Black Friday. Os sellers, nome dado a quem vende nesse modelo de negócio, precisam olhar para o comportamento do mercado nos principais períodos do ano e traçar estratégias para melhorar suas conversões em 2017.
Visando facilitar seu trabalho, produzimos um resumo com os números divulgados pelo E-bit sobre cada uma das principais datas comerciais e um balanço do e-commerce e seu desempenho em 2016.
Dia do Consumidor 2016
Período analisado: de 20h do dia 15 de março às 23:59h do dia 16 de março
Faturamento: R$ 224 milhões
Crescimento com relação a 2015: 19%
Pedidos: 685 mil
Tíquete médio: R$398,00
Categorias mais vendidas: 1º Livros/assinaturas de revistas; 2º Eletrodomésticos; 3º Cosméticos & perfumaria e Cuidados pessoais / saúde
Dia das Mães 2016
Período analisado: 23 de abril a 7 de maio
Faturamento: R$ 1,6 bilhão
Crescimento com relação a 2015: 2%
Pedidos: 4 milhões de pedidos
Tíquete médio: R$ 402,00
Categorias mais vendidas: 1º Eletrodomésticos; 2º Moda & acessórios; 3º Livros / assinaturas & revistas
Dia dos Namorados 2016
Período analisado: 28 de maio a 12 de junho
Faturamento: R$ 1,65 bilhão
Crescimento com relação a 2015: 8%
Pedidos: 4 milhões de pedidos
Tíquete médio: R$ 410,00
Categorias mais vendidas: 1º Livros/assinaturas & revistas; 2º Eletrodomésticos;
3º Telefonia/Celulares não foram apresentados os percentuais dessas categorias.
Dia dos Pais 2016
Período analisado: 30 de julho e 13 de agosto
Faturamento: R$ 1,76 bilhão
Crescimento com relação a 2015: 9%
Pedidos: Não divulgado
Tíquete médio: R$ 441,00
Categorias mais vendidas: 1º Moda e Acessórios; 2º Livro/Assinatura de Revistas; 3º Telefonia/Celulares.
Black Friday 2016
Período analisado: 25 de novembro
Faturamento: R$ 1,9 bilhão
Crescimento com relação a 2015: 17%
Pedidos: 2,92 milhões
Tíquete médio: R$ 653,00
Categorias mais vendidas em pedidos: 1º Eletrodoméstico; 2º Telefonia / celulares de Revistas; 3º Moda & acessórios.
Categorias mais vendidas em faturamento: 1º Eletrodoméstico; 2º Telefonia / celulares de Revistas; 3º Eletrônicos.
Natal 2016
Período analisado: 15 de novembro a 24 de dezembro
Faturamento: R$ 7,7 bilhões
Crescimento com relação a 2015: 26%
Pedidos: 16,6 milhões
Tíquete médio: R$ 463
Categorias mais vendidas: não foram divulgadas
*Em 2016 o E-bit contabilizou, junto as vendas de natal, as que foram realizadas na Black Friday.
Analisando essas informações você será capaz de desenvolver planos específicos para cada período, a fim de potencializar suas vendas no marketplace.
[contact-form-7 404 "Não encontrado"]
No comments