Todos os ERPs integram com os marketplaces?

fevereiro 10, 2017
Equipe Skyhub

Todos-os-ERP-e-plataformas-integram-com-os-marketpalces

Ao pesquisar sobre o modelo de marketplace, as empresas descobrem que existem formas de simplificar os procedimentos técnicos, como as integrações direta pelos ERPs. Como muitas delas enxergam na possibilidade de entrada no marketplace a chance de aumentar suas vendas, já que esses canais possibilitam a exposição de seus produtos para um grande número de consumidores, descobrir que existe um forma de simplificar a integração ajuda no planejamento.

O que, em muitos casos, gera o questionamento: “todos os ERPs integram com os marketplaces?” – a resposta é não, nem todos os ERPs integram com os marketplaces, e mais do que isso, mesmo alguns daqueles que conseguem integrar, não o fazem para os principais canais.

Como ERPs ajudam na entrada no marketplace

Vale sempre lembrar que o ERP tem papel fundamental em uma loja virtual, é o coração do negócio, afinal, é por ele que são recebidos pedidos e gerenciado o estoque, além da emissão de notas fiscais.

E independente, da possibilidade de integração direta ou não, cabe ao vendedor – ou seller, como é chamado no marketplace – preencher os formulários de cadastro de cada canal e fechar o contrato com o próprio marketplace. A etapa posterior, caso o vendedor seja aprovado, será a integração.

Se não existir uma forma de integração automática, todo o processo será manual, desde subir os produtos para o marketplace, até o cadastro de preço e tabela de frete, além das descrições e outros atributos dos itens que serão comercializados. É justamente nesse ponto que a integração auxilia o lojista, tornando mais simples esse procedimento. O único ponto de atenção será com relação ao cadastro “comercial” dos itens, já que será preciso adaptar-se aos pré-requisitos de cada marketplace.

Como identificar se meu ERP está integrado aos marketplaces?

Ao entrar em contato com o marketplace, identifique quais são os ERPs homologados com esse canal – não se esqueça que a integração com um deles, não garante que serão para todos. Se você já possui um ERP, entenda com seu fornecedor quais são os canais integrados diretamente por ele.

Meu ERP não está homologado para integração direta com o marketplace, o que fazer?

Existe uma forma simples de integrar seu ERP ao marketplace, trata-se das integradoras, como a SkyHub, que já possui integração com Alternativa, Bling, Tiny, BSeller, Softvar e Millennium. Com a SkyHub é possível simplificar não só a integração, já que a plataforma possui “portas abertas” com todos os marketplaces, mas também o gerenciamento das vendas dentro desse canal.

O seller precisa fechar o contrato diretamente com o marketplace, afinal é ele quem está fechando o acordo com o site, mas, de todo modo, a integradora está preparada para ajudar e intermediar a relação com os canais e facilitar a integração sempre que possível.

Em termos de gestão, com as integradoras é possível gerenciar todos os pedidos recebidos pelos diferentes canais em uma única plataforma, além da possibilidade de cruzar informações para entender o desempenho de cada marketplace.

O estoque é outro diferencial para quem utiliza integradoras, já que não será preciso direcionar estoques específicos para cada um dos canais. Na verdade, é possível manter o controle de apenas um estoque, o que evita perder vendas.

Meu ERP já está homologado, preciso de uma integradora?

As integradoras vão além da integração e permitem maior controle gerencial, principalmente se o negócio estiver em mais de um marketplace. Lojas que iniciam com um ou dois canais, e que desejam, no médio prazo, entrar em outros canais, também podem aproveitar do benefício das integradoras.

Embora seja mais simples a integração com o marketplace por meio do ERP, algumas empresas ainda têm dúvidas sobre como funciona a dinâmica da utilização do ERP no marketplace.

Um desses questionamento é se o pedido realizado no marketplace passa pela plataforma de e-commerce. Na verdade o pedido vai direto do marketplace para o ERP, assim lojistas que utilizam plataformas, não terão custos extras.

Quer saber como podemos ajudar seu negócio a integrar e gerenciar suas vendas no marketplace? Preencha o formulário abaixo e receba o contato da SkyHub.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *