Cuidados na escolha do seu integrador de marketplace

Março 22, 2017
Equipe Skyhub

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O integrador de marketplace coloca seus produtos em contato com muitas oportunidades de negócio, mas sua escolha requer certos cuidados – veja quais

Escolher seu integrador de marketplace exige atenção: uma má escolha pode apresentar limitações técnicas, deixar de divulgar (e mostrar a do integrador) ou te amarrar em um contrato de fidelidade prolongado que impede sua saída mesmo que você esteja insatisfeito com o serviço. Para evitar estes problemas é preciso atenção aos fatores abaixo na hora de escolher uma plataforma que contribua para o aumento de sua receita e exposição de marca:

Você confia no integrador e empresas que ele se relaciona ?

Confiança é uma construção que se dá por diversos fatores como reputação, experiência de mercado e força da marca. Ao escolher o integrador de marketplace, considere todos estes fatores para garantir um bom nível de confiança no trabalho que virá pela frente.

Essa percepção pode te ajudar a entender a maturidade da empresa para te atender, o conhecimento dela no mercado e como as relações dela podem ou não favorecer seu negócio.  A melhor forma de avaliar isto é descobrindo quais são os cases que este integrador tem e se há algum que seja relacionado ao seu segmento.

O integrador irá expor a sua marca – e não a dele

Uma das vantagens do marketplace é a de expor sua marca nas grandes vitrines virtuais, ou seja, nos maiores e-commerces do país. Isso é algo que gera relevância para sua loja e cria familiaridade entre ela e o público. No entanto, alguns integradores podem reter essa percepção do cliente para si próprios.

Como? Eles não exibem o nome da sua loja durante as vendas e sim o da empresa integradora, desta forma, embora seja você quem venda, separe o pedido e faça a entrega, o cliente tem a impressão que comprou produtos do integrador de marketplace e faz uma avaliação pelo serviço que é direcionada a ele. Ou seja, você tem todo o trabalho, mas ele fica com os créditos e omite o nome de sua empresa.

Há parcerias relevantes que facilitam sua entrada no marketplace

Isso inclui ferramentas que facilitam sua integração, como ERPs e plataformas de e-commerce, até parcerias com canais relevantes que melhoram a visibilidade de seus produtos nos principais marketplaces.

Se ao entrar no marketplace sua expectativa é vender mais, melhorando margens e receita, então é fato que o integrador deverá ser alinhado a sua expectativa. A melhor forma disso acontecer é ele facilitando sua integração através de boas parcerias que simplifiquem o cadastro de seus produtos.

Fora isso, o integrador deverá ser capaz de subir produtos em canais que concentram uma larga audiência e receita e são relevantes para seu negócio, como B2W Marketplace, CNova, Walmart e Mercado Livre.

O suporte da empresa é formado por especialistas na ferramenta e no mercado

Como todo serviço de tecnologia não importa apenas só o que você está contratando no ato, mas também é extremamente necessário saber se o pós-venda também compensará seu investimento. Com o integrador de marketplace não é diferente.

Ao escolher o integrador de marketplace, verifique se ele possui um bom suporte, com competências acadêmicas, técnicas, além de insights gerenciais e de mercado. Essa percepção global do negócio ajudará sua empresa a extrair o máximo de seus potenciais, não só para receber problemas do dia a dia, mas para mirar e acertar o alvo de seu negócio.

A plataforma do integrador responde o frete em diferentes canais de marketplace

Escolha um integrador que facilite a gestão do frete de seus produtos. Esse processo pode acabar tomando tempo caso você receba muitos pedidos e precise fazer uma programação separada, em outra plataforma.

Um integrador que tenha essa funcionalidade pode te ajudar a criar regras em função da categoria do item, fazer promoções de frete grátis por CEPs, categorias, faixas de preço e peso dos produtos, dentre outras funcionalidades.

O contrato com o integrador de marketplace não possui uma cláusula de fidelidade

Nada pior que estar insatisfeito com o serviço e se ver “amarrado” a ele por um determinado período de fidelidade. Para evitar essa cilada, cabe escolher um integrador comprometido, mas que te deixe livre para experimentá-lo e tomar decisões.

Antes de assinar qualquer contrato, questione e verifique se o integrador de marketplace não exigirá um tempo mínimo de relação entre ele e sua empresa. Caso exija e você não tenha total confiança de que ficará satisfeito com o serviço, é melhor buscar outras alternativas relevantes e que respeitem sua escolha e liberdade.

Fora este pontos cabe também tomar cuidado com promessas de resultados muito altas a investimentos muito pequenos. Todos sabemos que plataformas maduras e que ajudam o seller a vender mais exigem investimentos em pesquisas, tecnologia e equipe técnica. Na dúvida, vale checar com o próprio marketplace quais integradores eles indica para você!


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