Integração com marketplace: todos os fatos que você precisa saber para integrar seu e-commerce

abril 13, 2017
Equipe Skyhub

Integração com marketplace todos os fatos que você precisa saber para integrar seu e-commerce

Ampliar as vendas por meio do marketplace é algo que tem se tornado cada vez mais tentador para muitos lojistas, especialmente, porque os investimentos são mínimos e a força de vendas destes canais é enorme. O lojista expõe seus produtos e começa a vender.

Quando ele já tem um e-commerce, o processo é ainda mais fácil, pois a loja irá apenas distribuir os produtos que vende para que sejam exibidos nestes espaços. Como o varejista já está estruturado para receber e enviar pedidos, o maior cuidado é que ele terá um canal a mais para ajudar nas vendas.

Mesmo a administração das plataformas de e-commerce já pode ser totalmente integrada aos canais de marketplace, de forma que o estoque é único e passa a ser distribuído para cada local conforme os pedidos que ele recebe. Quando o estoque esgota, por exemplo, os dois lugares podem ser atualizados sobre a indisponibilidade do produto. Esse é apenas um tipo de facilidade que uma integradora de marketplaces fornece, especialmente para perfis que, como os varejistas do e-commerce, queiram vender nestes canais, mas também continuar tocando os negócios em suas próprias lojas virtuais.

Por que é vantajoso entrar no marketplace?

Muitos varejistas, revendedores e até mesmo indústrias, com ou sem auxílio de parceiros, já estão começando a expor e vender seus produtos nos canais conhecidos como marketplaces. As vantagens é que grandes lojas da web, como Americanas.com, Submarino e Shoptime cedem o espaço de seus sites e compartilham o tráfego que recebem com lojistas que decidam vender seus produtos por lá.

Assim, as empresas podem fazer a integração dos itens que vendem nessas lojas e começar a receber pedidos de todo o país. Além davantagem da força dessas marcas e solidez na estruturação dos sites, outra vantagem é que esse sistema funciona por meio de um comissionamento por vendas. Com isso, o varejista entra, começa a vender seus produtos e, somente à medida que receber pedidos, irá remunerar o marketplace por meio de uma comissão aplicada sobre o valor do produto.

Como funciona a integração?

Há duas formas de fazê-la: manualmente ou por meio de uma integradora de marketplaces. A primeira maneira é gratuita, usando a plataforma do canal escolhido, e é indicada para pequenos negócios, com poucos SKUs ou que se integrem a apenas um canal. A segunda exige a contratação do software integrador, mas pode ser o mais desejável para negócios com muitos SKUs ou que estejam presentes em mais de um canal e queiram facilitar (centralizar) a gestão.

Estes integradores centralizam todos os SKUs, pedidos recebidos em todos os canais, incluindo o e-commerce, e permitem relatórios completos dos pedidos e receitas gerados.

Quais as vantagens de fazer a integração usando uma integradora de marketplace?

Além das facilidades de centralização das informações, melhoria na administração de pedidos e análises de relatórios de todos os canais como citamos acima, a integradora também possui uma equipe técnica para apoiar o seller em cada etapa do processo de integração e gestão.

Com isso, mesmo quem tiver dificuldade de fazer a integração ou precisar de um intermediador durante as aprovações de entrada, terá um canal de apoio e suporte da equipe do integrador que poderá facilitar as negociações.

O que preciso saber antes de entrar no marketplace?

  • A quais canais de marketplace você quer integrar seus produtos?
  • Os marketplaces escolhidos estão alinhados aos produtos que você vende ou são nichados (e fora do seu setor)?
  • Quais as documentações que o canal exige para a integração?
  • Quais são as regras e datas de pagamento dos canais?
  • É possível administrar meus SKUs com facilidade ou tenho muitos produtos e canais para administrar? A integradora pode ser a melhor alternativa para meu perfil de negócio?

Analise seu negócio e considere contar com uma integradora para facilitar sua gestão e acompanhar o crescimento das vendas. Para saber mais sobre isso, deixe seus contatos no formulário abaixo que um especialista entrará em contato para solucionar suas dúvidas sobre o processo de integração com os marketplaces.

[contact-form-7 404 "Not Found"]

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *