Como funciona a análise de produtos de cada marketplace
A análise de produtos é um fator básico para a aprovação nos marketplaces. Quando o cliente cadastra os itens que vende nos canais, ele precisa realizar uma classificação correta de cada um deles: categoria, nome, descrição do produto, imagens, variações, etc.
Cada detalhe cadastrado pelo lojista ajuda o canal a entender, exatamente, em que parte do site ele deverá apresentar o produto. Além disso, contribui em oferecer resultados mais qualificados na busca feita pelo cliente e contribui para melhorar a experiência do comprador, já que todas as informações serão precisas e de alta qualidade.
Ou seja, o marketplace consegue elaborar uma boa estrutura mercadológica do produto com base nas informações enviadas pelo lojista e o cliente é capaz de encontrar e se interessar por aquilo que está procurando.
As informações requisitadas envolvem:
Título
É preciso se atentar aqui ao limite de caracteres que a programação de cada marketplace aceita, além do uso de letras maiúsculas e minúsculas e a estrutura do texto. Alguns canais podem exigir que o título seja escrito em um determinado padrão como “Nome (camisa, sapato) + Modelo (polo, regata) + Característica + Cor + Marca
Descrição
Informações que explicam o que é o produto, especificações do que virá junto na embalagem e todas as observações importantes para o cliente
Categoria
É preciso escolher o departamento, setor, família e subfamília do item. O marketplace pode sugerir algumas categorias que utiliza para o seller encontrar a que melhor se adequa ao item vendido. Caso não encontre, será preciso solicitar a criação de uma nova categoria
Imagem
Os canais costumam exigir fotos com boa resolução (mín 350 pixels), fundo branco, sem logo, diferentes ângulos do produto, uma dimensão mínima para a imagem e para o uso de zoom e sem itens não inclusos aparecendo
Variação do produto
SKU e EAN da cor, tamanho e quantidade de itens no estoque
Atributos Variáveis
Como cor, tamanho, voltagem, marca, composição. São informações que podem variar de uma categoria para outra, como a voltagem que é relevante na categoria de eletrônicos, por exemplo, mas que não corresponde à categoria de roupas
Dados para cálculo de cubagem/frete
Como o peso do produto, suas dimensões (altura, largura), enfim, as informações que impactam no cálculo do valor do frete e no processo de entrega do item
Preço do produto
O valor de venda do item, sempre lembrando que é necessário projetar o valor com base em: custos + margem de lucro (markup) + comissão que será descontada pelo canal
A SkyHub ajuda o lojista a configurar, corretamente, as informações antes de enviar o cadastro para a análise do marketplace, orientando sobre as correções que precisam ser feitas. Quem faz o envio direto corre o risco de que os itens sejam barrados por causa da configuração incorreta.
Caso queira conhecer todos os requisitos dos canais, baixe nosso manual de requisitos de cada marketplace e obtenha informações detalhadas. Não deixe também de solicitar contato de nossos especialistas para te orientar nesse processo.
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