Como funciona a qualificação no Mercado Livre

Junho 02, 2017
Equipe Skyhub

qualificação no mercado livre

A qualificação no Mercado Livre que avalia o lojista é embasada em 3 pilares: o número de negociações realizadas, o número de vendas concretizadas e o percentual de vendas com feedback positivo dos clientes.

A avaliação é exibida apenas nos perfis dos lojistas que tenham transacionado mais de 6 vendas ao longo de sua trajetória como vendedor deste canal. Do contrário, os compradores são informados sobre as negociações anteriores do lojista, mas a reputação não aparece no site. Caso o seller (varejista que vende no marketplace) ainda não tenha concretizado nenhuma venda pelo Mercado Livre, ele recebe a identificação de “vendedor novo”.

Todas as avaliações criam uma espécie de termômetro de calor que vai do “vermelho”, passa pelo “amarelo” e chega ao patamar “verde”, ou seja, avalia as performances que são muito ruins até as que são excelentes.

Para ficar “verde”, ou seja, receber pontuações dentro do espectro de bem avaliado, o lojista precisa ter realizado mais de 25 negociações, concretizado mais de 84% de vendas e ter uma qualificação pelos clientes superior a 99%.

Para ser classificado para o programa onde se concentram os top sellers, o Mercado Líder, o lojista precisa obter um mínimo de 60 negociações, além dos 84% de vendas e 99% de qualificação. Com essa performance, ele consegue ser classificado para o Mercado Líder básico. Para chegar ao Gold, ele precisa de um número igual ou superior a 280 negociações e de 871 para o Platinum.

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Imagem: Reprodução/ Mercado Livre

Abaixo estão algumas regras da qualificação no Mercado Livre:

  • O Mercado Livre proíbe que o lojista faça comentários expressando opiniões em seu próprio perfil;
  • O canal proíbe o uso de comentários que não estejam associados à negociação ou que sejam feitas por usuários que não atendam requisitos mínimos estabelecidos pelo Mercado Livre;
  • Vendedores com reputação de -2 pontos ou inferior serão bloqueados pela comunidade de forma permanente;
  • As qualificações ficam ocultas até que lojista e comprador se qualifiquem mutuamente ou tenha passado 21 dias desde a data da compra;
  • A não ser que 10% das qualificações ocultas sejam negativas,  as avaliações apenas são somadas ao histórico do lojista após 21 dias da data da compra. Do contrário, a avaliação é somada ao histórico ainda que esse prazo ainda não tenha terminado;

Como o lojista pode se destacar na qualificação do Mercado Livre?

Realizando mais negociações e vendas com seus clientes e, além disso, atendendo muito bem o público para garantir cada vez mais qualificações positivas. O lojista deverá respeitar acordos da oferta (preço, frete, prazo de entrega) e, quando possível, surpreender positivamente seu cliente com uma boa experiência de compra e entrega do produto.

Como é a avaliação  que o lojista faz do cliente?

No Mercado Livre, o lojista também avalia seu cliente. Ele é convidado a avaliá-lo logo após a compra, e pode expressar sua satisfação em uma escala que pode ser: positiva, neutra ou negativa. Se o lojista avaliar positivamente a experiência de compra, o cliente ganha 1 ponto, se for negativa, o consumidor perde um ponto e a avaliação neutra não afeta a pontuação nem para cima, nem para baixo. A informação de reputação do cliente fica visível no perfil dele, de usuário.

Estas são as principais regras que explicam a qualificação no Mercado Livre. Ainda não está integrado? Baixe o ebook Como funcionam os principais marketplaces do Brasil” e comece a vender seus produtos neste e outros canais!

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