Alinhando sua estratégia de omnichannel e marketplace

junho 28, 2017
Equipe Skyhub

Alinhando-sua-estratégia-de-Omni-channel-e-marketplace

O omnichannel é uma forma de criar convergência entre lojas físicas e virtuais integrando todos os canais de uma empresa para melhorar a visibilidade e vendas dos produtos. Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele oferece flexibilidade e uma boa experiência de compra ao cliente.

Pelo omnichannel é possível, por exemplo, comprar um produto às 23h na mídia digital, quando as lojas físicas costumam estar fechadas, e retirá-lo no dia seguinte, em uma unidade da loja física posicionada no caminho do trabalho do consumidor.

O omnichannel consegue criar uma visão única da loja e suprir necessidades do cliente com maior agilidade e eficiência. Para o lojista, pode ser uma alternativa para evitar perder vendas em uma plataforma, quando há unidades dos produtos estocadas em outro lugar.

O que é necessário para iniciar sua estratégia omnichannel?

  • Percepção sobre seus canais de venda;
  • Entendimento sobre o comportamento do cliente;
  • Centralização do estoque de todas as operações;
  • Gerenciamento de pedidos de todos os canais;
  • Dados de alta qualidade sobre a operação;
  • Oferta de uma experiência contínua;

Integrando a estratégia omnichannel ao marketplace

Se você utiliza o marketplace, não pode se esquecer deste canal na hora de aplicar sua estratégia omnichannel. Um ponto importante é que sua visão de estoque e de pedidos deve ser agrupada para que você tenha uma percepção completa de seu negócio. Ainda assim, precisará contar com informações detalhadas que mostrem de qual plataforma veio cada pedido recebido.

O integrador de marketplace pode se mostrar muito útil nesse momento e, caso você não o utilize, vale considerar adotá-lo em sua gestão para obter informações centralizadas em sua estratégia omnichannel.  Como estas plataformas permitem a integração com seu ERP, as informações são recebidas e exibidas em dashboards intuitivos, o que facilita bastante a sua visão multicanal.

A centralização permite, entre outros, a criação de um estoque único, distribuído entre todos os canais.

Dicas na hora de aplicar sua estratégia omnichannel

Um ponto muito importante ao aplicar o omnichannel  é que sua equipe precisa estar 100% envolvida nas ações, sentido confiança de que seus esforços são para uma melhoria da operação.

Durante as etapas de gestão no integrador, não deixe também de analisar resultados de cada canal para entender o desempenho e comportamento de cada um. E não pare de melhorar suas estratégias: o dia a dia pode sinalizar tendências e oportunidades que podem ser aproveitadas por você em um ou em todos os canais de venda.

Seguindo estas dicas, você conseguirá aplicar uma boa estratégia multicanal e obter ótimos resultados!

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *