Banco Central vai centralizar liquidações financeiras dos marketplaces

Julho 26, 2017
Equipe Skyhub

Pauta-de-mercado---Notícia-do-setor-

Banco Central passará a centralizar liquidações financeiras dos marketplaces

O Banco Central quer que todas as liquidações financeiras realizadas por cartão de crédito sejam controladas por uma instituição autorizada pelo Banco Central como a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). O prazo de adaptação para a nova regra (Circular 3.815) é o dia 4 de setembro.

A regulação afetará todas as empresas que intermedeiam pagamentos do consumidor por cartão de crédito e repassam fluxos de pagamento a terceiros, incluindo aí os marketplaces.

Hoje, as transações de pagamento nos marketplaces são feitas através de uma série de TEDs e DOCs, que ocorrem na casa dos milhões por dia.  Com a mudança, a liquidação deve passar a ser feita por uma instituição privada, a Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), responsável por liquidar diversas movimentação financeira do país.

A liquidação centralizada pode diminuir os custos transacionais para as empresas a longo prazo, mas a implementação pode gerar muita dificuldade para a maioria dos negócios. Já para o seller, a mudança não gera nenhum impacto. É possível ainda que a novidade dê maior visibilidade e poder de controle ao Banco Central, garantindo ainda mais segurança para os recebimentos dos lojistas.

A regulamentação tem sido largamente discutida já que cria barreiras – algumas intransponíveis – para certas empresas. O custo de acesso à CIP, por exemplo, é hoje baseado em transações e não no faturamento das empresas, o que significa que empresas que vendem muitos itens a um ticket-médio baixo podem sair muito prejudicadas com a mudança.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *