Quando praticar preços diferentes em cada marketplace?

Agosto 02, 2017
Equipe Skyhub

preços diferentes

Quando praticar preços diferentes em cada marketplace?

Estar em diferentes canais, vendendo os mesmos produtos e com ofertas de preço distintas em cada marketplace: sim, é possível (e estratégico) fazer isso. Em alguns casos, a prática de preços distintos em cada canal pode te ajudar a obter uma melhor performance e testar algumas ações e percepções sobre seu público e loja.

Veja em quais situações pode ser relevante praticar preços diferentes em cada marketplace onde está presente:

Quando quiser explorar melhor as características do canal

É natural que alguns marketplaces sejam mais efetivos na venda de determinada categoria de produtos ou para um público de uma faixa de renda específica. Com isso, o gestor pode aproveitar essas peculiaridades para explorar o canal praticando preços diferentes na venda de um item. Ele pode aproveitar que um canal X possui uma forte aderência na venda de itens para a casa, por exemplo, e trabalhar uma margem menor para incentivar mais vendas, ou maior, para melhorar o markup.

Quando quiser testar a elasticidade do preço de um item

O gestor pode decidir testar o número de pedidos que um item recebe quando trabalha com margens mais altas e mais baixas. Diferenciando o preço em cada canal, é possível entender se a lucratividade é melhor quando vende menos itens a um preço mais alto ou mais itens a um preço competitivo.

Quando quiser conhecer melhor seu consumidor

O gestor pode aplicar regras diferentes de preço para conhecer melhor o comportamento do consumidor. A diferenciação de preço, se bem aplicada, permite entender padrões de consumo, preferências do público e índices de compra por preço e canal. Praticar preços diferentes em cada canal e, mais tarde alterar as estratégias, pode ser uma forma de testar a aderência do produto em cada grupo de clientes e quanto eles estão dispostos a desembolsar pelo item.

Quando quiser incentivar a conversão em um canal

Outra vantagem de praticar preços diferentes é quando o gestor quer incentivar as vendas em determinado canal. Uma boa promoção pode ser uma forma de sinalizar sua entrada em determinado marketplace e aumentar a exposição de seus produtos.

Aqui explicamos o passo a passo para criar regras de preço diferentes para cada canal dentro da SkyHub. Lembrando que o mais importante é que você não deixe de acompanhar seus resultados em vendas em todos os marketplaces para entender como está sendo seu desempenho para cada ação.

 


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