Pesquisa mostra o perfil do e-commerce brasileiro em 2017
Pesquisa mostra o perfil do e-commerce brasileiro em 2017
A Bigdata Corp., em parceria com a PayPal, produziu o estudo com o Perfil do E-commerce Brasileiro em 2017. Ao todo, a empresa visitou, extraiu dados e validou informações de mais de 600 mil lojas virtuais visitadas para o levantamento.
Mobile
O estudo aponta que o comércio eletrônico no país cresceu 9.23% no período de 1 ano. As lojas virtuais já representam 5.46% do total de sites existentes aqui no Brasil, sendo que no ano de 2016 esse número era de 3.54%. Já são, em média, 600 mil endereços que representam as lojas virtuais e eles estão cada vez mais adaptados ao mobile. Em 2016, os sites responsivos eram 16.12%, agora já são 24.20% do total. Os que contavam com apps eram 0.27% e agora subiram para 3.47%.
A maioria dos e-commerces já marcava presença nas mídias sociais em 2016, mas agora eles estão ainda mais ativos, sendo que 72.43% utilizam plataformas desse tipo para se comunicar com os clientes. Em 2016, o número era de 60.71%. O Facebook continua sendo a rede social mais usada pelas lojas virtuais, sendo que 53.65% dos sites a utiliza – porém o número mostrou uma queda em relação ao ano anterior, quando 54.96% a utilizavam.
Mídias Sociais
Outras redes sociais apresentaram crescimento em relação aos dados de 2016, como é o caso do Twitter (36.21% a utilizam; com crescimento de 0,34%); Youtube (25,59% a utiliza; com crescimento de 0,79%) e o Instagram (12,73% a utiliza, com crescimento de 3,41%).
Da mesma forma, as lojas estão mais atentas ao Analytics, sendo que 70.57% diz utilizar essa ferramenta – contra 59.02% no ano passado.
Os e-commerces estão distribuídos em diferentes regiões do país, mas a maioria está centralizado em SP (60.02%), seguido pelo RJ (6.57%) e MG (6.28%). A maioria dos sites, 95.07%, funciona exclusivamente de maneira online – um número que vem aumentando desde 2015, quando essa era a realidade para 85.47% dos negócios, e 2016, para 86.54% das empresas.
Preço médio
Em 2017, 75.45% possuem um preço médio inferior a R$100,00, 9.90% entre R$100,00 e R$500,00, 3.49% entre R$500,00 e R$1.000,00 e 11.16% acima de R$1.000,00.
Também cresceu a preferência por plataformas fechadas, ou seja, por sistemas em que o acesso ao código é restrito à organização e que, em geral, são pagas. Elas já representam mais da metade (58.48%) do uso total de plataformas pelo e-commerce.
Segurança
Os sites estão cada vez mais seguros também, sendo que 91.27% deles utiliza uma solução SSL. Em 2015, o número era de 20.68% e, em 2016, de 73.85%.
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