O que é B2W Marketplace?

agosto 25, 2017
Equipe Skyhub

O que é B2W Marketplace

Saiba o que é e como funciona o B2W Marketplace – o sistema que permite que lojistas vendam seus produtos em alguns dos maiores e-commerces brasileiros

O B2W Marketplace é um sistema de parceria onde lojistas terceiros podem vender seus próprios produtos nos e-commerces do grupo B2W, ou seja, a Americanas.com, o Submarino e o Shoptime.

As vendas acontecem da seguinte forma: um lojista, com ou sem e-commerce, se cadastra no B2W Marketplace, enviando todas as informações requisitadas. O pedido é analisado e o varejista recebe um retorno de sua solicitação em até 24 horas. Se for aprovado, ele começa um processo de integração de seus produtos dentro da plataforma dos sites do grupo B2W.

O setup é sem custo e uma das maiores vantagens é que o investimento é baseado em um modelo de comissionamento por vendas. Com isso, o lojista só irá pagar ao B2W Marketplace no momento em começar a vender.

O cliente entra no site da Americanas.com, por exemplo, vê e compra o produto de um lojista parceiro. O B2W Marketplace recebe o pagamento, desconta a comissão e paga o varejista, que é conhecido como “seller” quando passa a vender no marketplace.

Além da possibilidade de sentir a aceitação do mercado e comissionar o canal só depois que já recebeu, o seller encontra grandes oportunidades de venda quando está no B2W Marketplace. Os e-commerces do grupo recebem, em números mais atualizados, 527 milhões de pageviews e 49 milhões de visitas todos os meses. Além disso, são 89 milhões de busca por produtos nos sites e 1,8 milhões de pedidos por mês.

É esse grande fluxo de potenciais clientes que tem tornado cada vez mais relevante que os lojistas vendam no B2W Marketplace. E isso é algo que tem atraído grandes e pequenas lojas virtuais, lojistas sem e-commerces e até mesmo fabricantes.

Quais os requisitos para vender no B2W Marketplace?

  • Ter CNPJ ativo e sem restrições (deve ser o da matriz da empresa);
  • CNAE de Varejista;
  • Inscrição no Sintegra para emissão de NF;
  • eCNPJ (certificado digital) para assinatura digital do contrato;
  • Emissão da nota fiscal eletrônica (NFe);
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ de cadastro.

Como fazer para começar a vender no B2W Marketplace?

Cadastro para solicitação de aceite de parceria:

  • Acessar o site: https://www.b2wmarketplace.com.br e selecionar a opção “Cadastre-se” na aba superior do site;
  • Ao ser direcionado para a página “Seja um parceiro Marketplace” é preciso preencher todas as informações suas e de seu negócio: o CNPJ da matriz; razão social; inscrição municipal; ramo de atividade, nome fantasia, inscrição estadual, site, faturamento anual, endereço da empresa e seus dados de contato (nome, CPF, telefone e e-mail);
  • No cadastro será perguntado se você já possui integração com algum marketplace da lista. Caso já venda em alguns dos canais, selecione todos eles;
  • O cadastro também irá solicitar se a empresa utiliza alguma plataforma, ERP ou integradora. Caso utilize, preencha que “sim” e escolha entre as opções. Se não encontrá-las selecione a opção “outros; caso não tenha, informe que “não possui”;
  • Depois é só clicar em “cadastrar” para finalizar sua solicitação;
  • Após o envio do cadastro, você será informado se a loja foi ou não aprovada para vender no B2W Marketplace e em até 24h receberá um link para começar a ativar sua loja;
  • Reprovações podem ocorrer por motivos como: erros de cadastro, pendências no CNPJ, débitos e descrição do CNAE. Neste caso, sua conta fica bloqueada por 10 dias e, após esse período, você pode fazer uma nova tentativa.

 

Cadastro da loja e integração de produtos:

  • Inclusão de logo e descrição da loja, além de políticas de frete e cancelamento – que podem ser iguais às dos sites da Americanas.com, Submarino e Shoptime, copiando e colando seu conteúdo.
  • Cadastro de frete, informando o endereço de origem do produto e dimensões mínimas da embalagem;
  • Integração de produtos, ou seja, a inclusão dos itens no B2W Marketplace, que pode ser feita via portal de forma manual (item por item), massiva, enviando uma planilha com todos os dados ou via ERP, plataforma e integradora de marketplace;
  • Em seguida, você precisa atualizar o preço de venda de cada item e estoque (quantidade de itens disponíveis de cada produto);
  • Depois é só começar a receber pedidos, fazer as entregas e receber pelas vendas de seus produtos nos sites do B2W Marketplace!

Como a integradora me ajuda a entrar no B2W Marketplace?

A integradora te assessora em todas as etapas da integração. Ela intermedeia a sua relação com o marketplace, seja ele o B2W Marketplace ou outros canais. Mas o foco principal é a plataforma que ela oferece.

Ao usar uma plataforma integradora você terá um ambiente digital que é capaz de vincular todas as informações de seu negócio em um único lugar. Com isso, se você possui um ERP ou plataforma de e-commerce, as informações de seus produtos podem ser indexadas ao sistema da integradora e distribuído para todos os marketplaces onde você se cadastrar.

As informações de estoque, pedidos e dados gerenciais, inclusive com a possibilidade de emissão de relatórios de vendas, ficam todas na integradora. Por isso, ela é muito indicada para quem pretende profissionalizar o negócio vendendo nos marketplaces e busque soluções que suportem cada uma das fases de crescimento da empresa.

O que é o grupo B2W?

A B2W é uma companhia digital, líder na América Latina. Atua nas seguintes frentes: e-commerce por meio das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato; plataformas de serviços de crédito ao consumidor Submarino Finance e Digital Finance; plataforma de tecnologia; plataforma de logística, distribuição e atendimento ao cliente; e Marketplace.

 


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