Como vender no Mercado Livre? 8 melhores dicas para começar

agosto 30, 2017
Equipe Skyhub

Entenda quando optar pelo modelo de anúncio profissional ou gratuito e veja como vender no Mercado Livre e expandir o negócio

Como vender no mercado livre-

Para quem tem dúvidas sobre como vender no Mercado Livre, é importante que saiba que há duas formas de divulgar seus produtos neste site: uma delas é por meio de anúncios gratuitos e outra por intermédio de anúncios pagos.

O primeiro formato é o mais indicado para empresas pequenas, com pouco faturamento e que estão começando a vender online. Isso porque elas não irão pagar nada pela exibição do anúncio e apenas irão remunerar o Mercado Livre com uma comissão pela venda do produto. Ou seja, só quando recebe um pedido e efetivamente vende um produto, o varejista paga uma comissão a esse marketplace.

Por outro lado, quando o negócio começa a se profissionalizar, vale a pena investir no modelo pago, que traz mais informações da loja, aumenta sua divulgação, fazendo com que os produtos sejam vistos e comprados por mais pessoas.

Confira a seguir um passo a passo de como vender no Mercado Livre:

1) Faça seu cadastro no site do Mercado Livre

Não faz ideia de como vender no Mercado Livre? Pois bem: a primeira etapa é começar a se cadastrar no site. Você pode se cadastrar neste link, caso escolha o modelo gratuito, ou aqui caso opte por um modelo profissional de vendas.

2) Cadastre sua loja virtual

Esta é uma das etapas mais importantes de como vender no Mercado Livre, pois o cadastro de sua loja pode gerar aproximação ou distanciamento com seu cliente. Como? Apelidos infantilizados, imagens ruins, pouco profissionalismo na escolha de fontes, tamanhos muito diversificados e erros de português são alguns problemas que você deve se atentar. Na dúvida, opte sempre por boa qualidade e sobriedade, que passe uma boa imagem sobre a sua empresa.

3) Cadastre os produtos que irá vender

Faça uma seleção de todos os produtos que irá vender. Caso nunca tenha vendido pela internet, lembre-se que será necessário prever fatores como frete e comissionamento ao Mercado Livre. Por isso, itens com margem muito baixa podem não compensar o valor do frete e serem pouco solicitados pelos clientes (Ex: caneta vendida a R$1,00 e frete de R$15,00). Opte por um portfólio que ofereça bom retorno a você e seja cuidadoso na hora de cadastrar as imagens e informações. Escolha a categoria, subcategoria, opções de cores e se o item é novo ou usado.

4) Informe os meios e condições de pagamento

Não há como vender no Mercado Livre se não cadastrar informações sobre meios e condições de pagamento pela compra. Aliás, o processo também é fundamental para qualquer outro marketplace. Alguns clientes podem preferir pagamentos por cartões de crédito, mas a verdade é que quanto mais opções você tiver mais vendas irá fechar, por isso, considere receber também por meio de transferências e boletos.

5) Comece a vender no Mercado Livre

Com estes processos, você já pode começar a vender no Mercado Livre. Os clientes irão começar a notar seus produtos e fazer pedidos com o passar do tempo. Não esqueça de acompanhar novas solicitações por seus produtos e tirar dúvidas dos clientes sobre os itens, frete e prazo de entrega. Seja sempre objetivo e prestativo nas respostas: lembre-se que a imagem que você passar poderá influenciar a decisão do cliente sobre a compra.

6) Garanta qualidade na entrega e seja bem avaliado

Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre e começou a receber pedidos dos clientes, lembre-se também de garantir o máximo de qualidade no atendimento e entrega do produto. Ter atenção a estes processos irá aumentar as chances de que sua loja seja bem avaliada pelos clientes. Muitas negociações, vendas concretizadas e qualificações positivas elevam sua nota de reputação e isso ajudará a atrair cada vez mais clientes.

7) Expanda seu negócio com anúncios profissionais

como vender no Mercado Livre 2

 

Se você já tem bons rendimentos com seu negócio, pode começar a investir em anúncios profissionais de sua loja. Você passará maior solidez sobre o negócio, podendo aumentar vendas e até mesmo cobrar uma margem um pouco melhor que os varejistas iniciantes. Claro que isso exige ainda mais atenção com suas imagens e zelo pelas informações que fornece na página da loja. Caso não saiba como profissionalizar suas vendas, recomendamos que entre em contato com a SkyHub para explicarmos como fazer uma integração profissional de sua loja e expandir suas vendas e resultados no Mercado Livre.

8) Aumente a receita vendendo em outros marketplaces

Da mesma forma que uma integradora, como a SkyHub, poderá ajudar a profissionalizar suas vendas no Mercado Livre, há outras vantagens de iniciar seu processo de expansão desta maneira. Uma delas é que isso facilitará suas vendas caso você opte por expor seus produtos em outros sites, como a Americanas.com, Submarino, Casas Bahia, Ponto Frio e Walmart. A integradora pode te ajudar a colocar seus produtos em todos estes outros sites, aumentando seus pedidos. Outra vantagem é que a plataforma da integradora centraliza dados de pedidos, estoque e de gestão, fornecendo relatórios segmentados. Isso pode fazer a diferença para garantir o fluxo de seu crescimento e fontes de renda tanto do Mercado Livre, como em outros canais.

Estes são os passos que mostram como vender no Mercado Livre! Em qual etapa você já está?


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *