Como vender no Mercado Livre? 8 melhores dicas para começar
Entenda quando optar pelo modelo de anúncio profissional ou gratuito e veja como vender no Mercado Livre e expandir o negócio
Para quem tem dúvidas sobre como vender no Mercado Livre, é importante que saiba que há duas formas de divulgar seus produtos neste site: uma delas é por meio de anúncios gratuitos e outra por intermédio de anúncios pagos.
O primeiro formato é o mais indicado para empresas pequenas, com pouco faturamento e que estão começando a vender online. Isso porque elas não irão pagar nada pela exibição do anúncio e apenas irão remunerar o Mercado Livre com uma comissão pela venda do produto. Ou seja, só quando recebe um pedido e efetivamente vende um produto, o varejista paga uma comissão a esse marketplace.
Por outro lado, quando o negócio começa a se profissionalizar, vale a pena investir no modelo pago, que traz mais informações da loja, aumenta sua divulgação, fazendo com que os produtos sejam vistos e comprados por mais pessoas.
Confira a seguir um passo a passo de como vender no Mercado Livre:
1) Faça seu cadastro no site do Mercado Livre
Não faz ideia de como vender no Mercado Livre? Pois bem: a primeira etapa é começar a se cadastrar no site. Você pode se cadastrar neste link, caso escolha o modelo gratuito, ou aqui caso opte por um modelo profissional de vendas.
2) Cadastre sua loja virtual
Esta é uma das etapas mais importantes de como vender no Mercado Livre, pois o cadastro de sua loja pode gerar aproximação ou distanciamento com seu cliente. Como? Apelidos infantilizados, imagens ruins, pouco profissionalismo na escolha de fontes, tamanhos muito diversificados e erros de português são alguns problemas que você deve se atentar. Na dúvida, opte sempre por boa qualidade e sobriedade, que passe uma boa imagem sobre a sua empresa.
3) Cadastre os produtos que irá vender
Faça uma seleção de todos os produtos que irá vender. Caso nunca tenha vendido pela internet, lembre-se que será necessário prever fatores como frete e comissionamento ao Mercado Livre. Por isso, itens com margem muito baixa podem não compensar o valor do frete e serem pouco solicitados pelos clientes (Ex: caneta vendida a R$1,00 e frete de R$15,00). Opte por um portfólio que ofereça bom retorno a você e seja cuidadoso na hora de cadastrar as imagens e informações. Escolha a categoria, subcategoria, opções de cores e se o item é novo ou usado.
4) Informe os meios e condições de pagamento
Não há como vender no Mercado Livre se não cadastrar informações sobre meios e condições de pagamento pela compra. Aliás, o processo também é fundamental para qualquer outro marketplace. Alguns clientes podem preferir pagamentos por cartões de crédito, mas a verdade é que quanto mais opções você tiver mais vendas irá fechar, por isso, considere receber também por meio de transferências e boletos.
5) Comece a vender no Mercado Livre
Com estes processos, você já pode começar a vender no Mercado Livre. Os clientes irão começar a notar seus produtos e fazer pedidos com o passar do tempo. Não esqueça de acompanhar novas solicitações por seus produtos e tirar dúvidas dos clientes sobre os itens, frete e prazo de entrega. Seja sempre objetivo e prestativo nas respostas: lembre-se que a imagem que você passar poderá influenciar a decisão do cliente sobre a compra.
6) Garanta qualidade na entrega e seja bem avaliado
Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre e começou a receber pedidos dos clientes, lembre-se também de garantir o máximo de qualidade no atendimento e entrega do produto. Ter atenção a estes processos irá aumentar as chances de que sua loja seja bem avaliada pelos clientes. Muitas negociações, vendas concretizadas e qualificações positivas elevam sua nota de reputação e isso ajudará a atrair cada vez mais clientes.
7) Expanda seu negócio com anúncios profissionais
Se você já tem bons rendimentos com seu negócio, pode começar a investir em anúncios profissionais de sua loja. Você passará maior solidez sobre o negócio, podendo aumentar vendas e até mesmo cobrar uma margem um pouco melhor que os varejistas iniciantes. Claro que isso exige ainda mais atenção com suas imagens e zelo pelas informações que fornece na página da loja. Caso não saiba como profissionalizar suas vendas, recomendamos que entre em contato com a SkyHub para explicarmos como fazer uma integração profissional de sua loja e expandir suas vendas e resultados no Mercado Livre.
8) Aumente a receita vendendo em outros marketplaces
Da mesma forma que uma integradora, como a SkyHub, poderá ajudar a profissionalizar suas vendas no Mercado Livre, há outras vantagens de iniciar seu processo de expansão desta maneira. Uma delas é que isso facilitará suas vendas caso você opte por expor seus produtos em outros sites, como a Americanas.com, Submarino, Casas Bahia, Ponto Frio e Walmart. A integradora pode te ajudar a colocar seus produtos em todos estes outros sites, aumentando seus pedidos. Outra vantagem é que a plataforma da integradora centraliza dados de pedidos, estoque e de gestão, fornecendo relatórios segmentados. Isso pode fazer a diferença para garantir o fluxo de seu crescimento e fontes de renda tanto do Mercado Livre, como em outros canais.
Estes são os passos que mostram como vender no Mercado Livre! Em qual etapa você já está?
No comments