O que é Via Varejo?
Descubra o que é Via Varejo e como o marketplace do grupo te ajuda a vender seus produtos no Extra, Pontofrio e Casas Bahia
A Via Varejo é uma empresa brasileira fundada em 2010 com a fusão da Casas Bahia e o Pontofrio, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar..
A Via Varejo responde pelas lojas físicas e e-commerces das Casas Bahia, Extra e Pontofrio, após a aquisição da CNova, antes pertencente ao grupo Casino. As lojas também operam no formato de marketplace, ou seja, disponibilizando a plataforma dos sites para que outros lojistas vendam seus próprios produtos ali dentro.
O lojista que deseja vender nos sites da Via Varejo deve antes enviar um e-mail para [email protected] com suas informações (CNPJ, site ( se tiver), nome, email) e aguardar retorno sobre a aprovação de parceria. Caso seja aprovado, o lojista, conhecido por seller quando vende nos marketplaces, começa a fase de integração, onde precisa cadastrar sua loja e produtos na plataforma, além de configurar o preço e frete das mercadorias.
Uma grande vantagem para o lojista que vende na Via Varejo é que os sites do grupo reúnem juntos mais de 26 milhões de visitantes mensais. É um número de clientes em potencial para adquirir os produtos deste seller. Outra vantagem está no próprio modelo de vendas que assim como outros marketplaces não cobra setup de integração. O pagamento à Via Varejo é feito por meio de uma comissão sobre a venda do produto vendido.
Existe algum requisito para poder vender na Via Varejo?
Além de informações pessoais no cadastro é necessário informar um CNPJ, nome fantasia e site, além da plataforma utilizada, sistema administrativo e avaliação e-Bit (se possuir).
Após o envio de suas informações será necessário aguardar o retorno com a aprovação para poder começar a cadastrar seus produtos.
Alguns requisitos gerais para que você seja aceito na Via Varejo são:
- Ter um CNPJ
- Ter uma conta jurídica vinculada ao CNPJ cadastrado
- Emitir NF-e
O que acontece após a aprovação de cadastro?
Você recebe um e-mail explicando se sua entrada foi aprovada. Caso isso aconteça, você deverá começar a cadastrar sua loja e integrar produtos por meio da plataforma Admin ou com a ajuda de uma integradora de marketplaces.
Por que usar uma integradora de marketplaces para vender na Via Varejo?
A integradora de marketplaces é uma plataforma criada, justamente, para facilitar a integração e gestão de produtos dentro dos canais que atuam dessa maneira. Ela permite um cadastro automatizado e massivo de produtos caso você integre sua plataforma ou ERP ao sistema.
O melhor é que ao subir essa base de dados dentro da integradora, você consegue replicar seu portfólio para outros marketplaces em que você se cadastrar, como o B2W Marketplace, que detém as marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime, além do Mercado Livre e Walmart. Ou seja, com facilidade, sua exposição pode aumentar muito e gerar vendas em todas estas frentes, além do Via Varejo Marketplace.
Outra vantagem da integradora de marketplaces é em relação à gestão de pedidos e estoque. Ela centraliza os números de estoque, de forma que os produtos para cada canal são distribuídos de acordo com a demanda. Dessa forma, o lojista não precisa passar por aquele tipo de situação onde um canal vende muito e fica com os estoques esgotados enquanto outro vende pouco e os produtos acabam encalhados.
A integradora dá suporte para que você comece a vender nos marketplaces e, dependendo da empresa com quem firmar parceria, ela pode ajudá-lo a explorar melhor o mercado e conquistar mais vendas. Por isso, se você tiver a intenção de vender seus produtos em outros sites além do Via Varejo Marketplace, vale considerar utilizá-la.
Se os produtos já estão integrados posso começar a vender?
Sim. Com a integração de seus produtos, configuração de preço e frete, basta começar a vender. O cliente começará a fazer pedidos, você atualiza o status de envio, entrega o produto e recebe o valor da compra menos o desconto da comissão que paga a Via Varejo.
Caso você venda em outros canais, é hora de consolidar os dados de todos os canais e garantir que todos os status sejam atualizados e as encomendas entregues para seus clientes.
Veja também:
Quais os pré-requisitos para se integrar aos marketplaces da CNova?
No comments