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Como gerenciar estoque no marketplace

outubro 13, 2017
Equipe SkyHub
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estoque no marketplace

Gerenciar estoque no marketplace pode ser uma tarefa simples, e executada, diretamente, na plataforma do marketplace em que você está integrado caso tenha poucas vendas, utilize apenas um canal ou não tenha um e-commerce. Por outro lado, quem vende em muitos sites diferentes e precisa conciliar a gestão com a de uma loja virtual, o estoque irá exigir um pouco mais de atenção.

Um inventário descentralizado pode ser um grande problema para quem recebe pedidos de várias frentes e não sabe quantos e quais produtos direcionar para cada um. Por isso, há alguns fatores que podem ajudá-lo a se organizar e garantir uma boa gestão logística para seu negócio.  

Confira alguns pontos que você deverá considerar ao gerenciar estoque no marketplace:

 

1) Qual deve ser meu objetivo na gestão de estoque no marketplace?

Toda gestão de estoque deve ser centrada em garantir que você sempre tenha estoque o bastante para suprir toda a demanda que surgir pelo seu produto. E, ao mesmo tempo, que você não fique com itens parados em um inventário.

É um objetivo simples e que está conectado com seu interesse de garantir negócios e evitar despesas. Suprir a demanda com estoque para o produto garante vendas e aumento de receita. Além disto, lhe auxilie a controlar o estoque em excesso evitando desperdícios e que o capital fique imobilizado.

 

2) O que analisar ao gerenciar estoque no marketplace?

Estes 3 fatores são cruciais:

  • Quais são os itens que ainda estão disponíveis em estoque e a quantidade de cada produto;
  • Quais os produtos com estoque em estado de atenção, ou seja, que estão quase esgotando e precisam ser solicitados junto ao fornecedor;
  • Quais itens já estão com furo de estoque (estoque descoberto), ou seja, esgotaram e ficaram indisponíveis para a venda no marketplace.

Caso seu estoque esteja descentralizado, ou seja, você possua um número de itens dedicados para cada marketplace, sua atenção precisa ser muito grande. Estes dados precisam ser analisados em cada plataforma onde você já vende para evitar ficar com itens parados em um canal ao mesmo tempo que o estoque esgotou em outro.

 

3) Quais insights o estoque pode gerar?

  • Analisar e identificar um estoque descoberto – se os itens costumam ter muita saída, é preciso entender que ficar sem o estoque para ele pode deixá-lo um grande período sem fazer negociações promissoras.  Neste caso você pode pensar em criar regras manuais ou automatizadas, em uma integradora, para quando atingir uma quantidade X, mínima, daquele item.

Ex: na SkyHub é possível programar um estoque de segurança para uma promoção. Desta forma, a campanha só ficará ativa até atingir aquele número mínimo de itens. evitando que sejam vendidos itens indisponíveis.

O que é preciso considerar? Que ao estabelecer essa quantidade mínima de segurança, é preciso considerar todo o tempo de recebimento do estoque: solicitação, armazenamento, registro e, por fim, encaminhamento ao cliente.

 

  • Analisar e identificar giro e oportunidades – se os itens têm muita saída, o que é possível para aproveitar a maré a seu favor? Comprar mais itens, aumentar margens de lucro, ganhar posição no buy box ou investir em Ads são algumas opções que você pode considerar. Por outro lado, se há pouca saída, é possível tornar sua oferta mais sedutora, com promoções ou melhor posicionamento? Se for, também é algo que pode ser adotado com foco em melhorar sua estratégia para aparecer no buy box. Neste caso, vale olhar para seu preço, frete e avaliação feita pelo cliente.

Ex: você já está no buy box e vende muito. Neste caso, pode conhecer o preço de seus concorrentes para descobrir a diferença entre seu preço e o segundo colocado. Se houver muita margem, é possível aumentar um pouco seu preço, sem comprometer o buy box.

 

4) Como manter o estoque centralizado nos marketplaces

Caso você venda produtos em uma loja virtual ou muitos canais de marketplace ao mesmo tempo, é possível centralizar sua gestão e manter suas informações de estoque em um só lugar.

Essa solução pode ser obtida com a contratação de uma integradora de marketplaces.

A integradora cria um estoque único de seus produtos e retira os itens do estoque conforme as vendas acontecem em cada canal. Mas, qual a diferença na prática?

Considere o exemplo a seguir:

Sua loja compra 400 notebooks com o fornecedor e irá distribuí-lo entre 3 canais de marketplace e 1 e-commerce. Quantos itens vai para cada lugar?

A resposta mais rápida seria dividi-lo igualmente entre os 4 lugares, certo? Com 100 itens em cada marketplace e mais 100 na loja virtual. O problema é que a realidade não é tão óbvia assim e o item pode ter um comportamento específico em cada canal. Pode ser, por exemplo, que ele esgote em poucos minutos no canal 1, tenha ¼ de vendas no canal 2 e sua loja virtual venda menos de 1% do total após 1 mês.

Faltariam itens para suprir a demanda do canal 1 e sobrariam itens no e-commerce.

A integração resolve esse problema, fazendo com que todos os itens fiquem contabilizados em um estoque único. A demanda de todos os canais se alimenta deste mesmo inventário e isso garante que os itens tenham giro onde quer que sejam solicitados.

 

Em resumo:

  • Foque no capital de giro: mantenha como objetivo suprir toda a demanda pelo seu produto sem que os itens fiquem parados em estoque;
  • Conheça os produtos que estão disponíveis em estoque, próximos de esgotar ou sem itens em reserva;
  • Estabeleça uma quantidade mínima de estoque de cada item e receba alertas quando o produto chegar naquela cifra – calcule isso com base no tempo necessário para a recompra;
  • Estoques podem sinalizar a demanda por seu produto e oportunidades de mercado – procure obter insights e criar ações tomando as informações de estoque como base
  • Mantenha seu estoque centralizado caso venda em mais de um canal, é a melhor forma de atender os objetivos de girar seu estoque e gerar capital com as vendas.

Caso queira receber mais informações sobre como gerenciar estoque no marketplace, entre em contato com a SkyHub e saiba como nossa solução poderá ajudá-lo.

 

Leia também:

7 dicas para melhorar sua gestão de picking

Tudo que você precisa saber sobre logística no marketplace


Tags:

logística no marketplace,
vendas no marketplace,

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