Como enviar pedidos no marketplace?
O cadastro no marketplace traz inúmeras vantagens para o seller e muitas oportunidades de vendas. Todavia, quando ele recebe um novo pedido, precisa ter muita atenção ao processo de envio do produto, já que atrasos e insatisfação com a entrega podem prejudicar a avaliação que irá receber do cliente e motivar a abertura de chamados e reclamações.
Para garantir que seus clientes estejam satisfeitos, é preciso ter sempre alguém monitorando o recebimento de novos pedidos na plataforma, atualizando status, preparando e enviando o produto ao cliente.
Veja a seguir como enviar pedidos no marketplace com atenção à satisfação do consumidor:
Recebimento do Pedido
Na gestão de pedidos, uma etapa que sempre exigirá muita atenção do seller é o trabalho de acompanhar o recebimento de novos pedidos em cada canal. Isso pode ser feito nas plataformas de marketplace ou via integradora, o que é recomendado caso você venda e precise receber informações de mais de um canal.
Controle de Status
Lembre-se de acompanhar e atualizar status dos pedidos que receber. Esse trabalho também é de responsabilidade do seller. Os status mais comuns são: Pagamento Pendente, Pagamento Aprovado, Pedido Cancelado, Pedido Enviado e Pedido Completo/ Finalizado.
Embalagem e Etiqueta
Quando recebe o pedido, o seller precisa separar a mercadoria, embalar e etiquetá-la, com as informações de entrega. É preciso respeitar as orientações de cada canal, mas é sempre bom zelar pela mercadoria, conferindo se a embalagem está intacta, o item está dentro da validade (se for algo perecível) e com a nota fiscal da compra anexada.
Envio da Mercadoria
O envio, transporte e entrega da mercadoria também exigem cuidado do seller. Conte com empresas de confiança para essa etapa e, se o canal tiver soluções próprias de entrega, como o B2W Entrega e o Mercado Envios, considere utilizá-las. Estas soluções já contam com boas parcerias e prezam muito pela qualidade, o que tende a melhorar a experiência dos clientes e na reputação da loja no marketplace.
O que fazer caso receba um chamado do cliente?
- Procure respondê-lo o mais rápido possível. Alguns marketplaces podem estabelecer um prazo de resposta para que o cliente não fique esperando por tanto tempo. Confira o período indicado pelos canais onde está integrado e respeite-os!
- Seja honesto com os clientes, esclarecendo dúvidas e explicando imprevistos, caso alguma situação fora de seu controle tenha causado atrasos no envio do pedido;
- Acompanhe a resposta do cliente. Muitas vezes o contato pode prosseguir com algumas interações até que os consumidores se sintam satisfeitos com o seu feedback;
- Evite o uso de termos muito técnicos para não confundir o cliente. Mantenha uma linguagem simples e objetiva;
- Mantenha uma postura solícita e educada para ajudar seu cliente.
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