Como fazer promoções no marketplace?
Fazer promoções no marketplace é uma ótima maneira de engajar clientes e impulsionar as vendas. Alguns canais, como o B2W Marketplace através do Promoseller, oferecem oportunidades dos varejistas participarem de datas importantes para o comércio eletrônico e destacar seus produtos.
Para isso, é preciso conhecer muito bem seu sortimento, selecionar itens estratégicos para o negócio e onde haja uma margem relevante de negociação. Abaixo explicamos alguns fatores para considerar antes de aderir às promoções. Confira!
Monitore seus produtos e as ofertas de concorrentes
Antes de definir quais produtos irá colocar em promoção, qual o valor do desconto ou para quais regiões e itens o frete será gratuito, é importante conhecer muito bem seu negócio. Analise:
- Para quais produtos estou com o menor preço?
- Em quais itens estou perdendo por preço?
- Qual minha margem de lucro sobre cada item? (descontando todos os custos, incluindo a comissão paga ao marketplace)
- Qual o valor mínimo que preciso receber como lucro para o item?
Algumas destas questões envolvem seu conhecimento de gestão, mas outras delas podem ser sanadas com a ajuda de uma plataforma de monitoramento de marketplace, que gere dados de preços sobre seus produtos e histórico sobre concorrentes.
Segmente os descontos de forma estratégica
Defina promoções no marketplace específicas por itens e região.
Desconto no boleto ou 1x no cartão
É um tipo de desconto que pode funcionar bem na maioria dos casos, já que o seller pode se beneficiar em receber o pagamento de uma única vez. É bastante indicado para quem procura aumentar o caixa, rapidamente, para o pagamento de dívidas, aquisição de produtos ou investimento.
Frete grátis para algumas regiões
Procure selecionar as regiões em que você consegue trabalhar melhor o frete e segmentar os itens mais relevantes para uma estratégia desse tipo. É claro que as entregas para regiões próximas à você podem sair mais baratas, mas também vale a pena analisar a particularidade de cada produto, seu tamanho e sensibilidade.
Redução de preços dos produtos
É importante conhecer muito bem sua margem de lucro sobre cada item para reduzir o preço de forma assertiva e apenas para itens onde você precise ser mais competitivo. A redução no preço para o pagamento à prazo pode ajudar a atrair mais clientes e garantir uma receita recorrente, enquanto à vista pode ajudar a gerar caixa, rapidamente, para a empresa.
Outro ponto de atenção é se, realmente, você precisa baixar preços para ser mais competitivo, o que pode ser identificado com o monitoramento de marketplace. Se o seu preço já é o menor para o produto, que tal focar em outros itens de seu sortimento?
Com essa seleção feita, é possível acessar os portais e participar das promoções e conquistar muito mais negócios!
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