Black Friday 2017 fatura R$ 2,1 bi, segundo Ebit
Segundo dados do Ebit, a Black Friday 2017 gerou R$ 2,1 bilhões de faturamento para o e-commerce. Ao contrário do ano passado, onde apenas a sexta foi analisada, esse ano a metodologia considerou as compras efetuadas também na quinta-feira, pré Black Friday. Em 2016, a data faturou R$ 1,9 bilhões.
As vendas na quinta-feira representaram um faturamento de R$428,5 milhões, em 2017, contra R$355 milhões na pré Black Friday do ano passado – um aumento de 21%.
A análise do Ebit também mostra que o número de pedidos cresceu de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu de R$580,00 para R$562,00 (-3,1%). Ações promocionais nas categorias de maior valor agregado pelas varejistas podem justificar o crescimento no volume de pedidos, quase o dobro do estimado pela Ebit, e a retração do gasto médio.
As categorias mais pedidas em 2017 foram: Eletrodomésticos (16%), Moda e Acessórios (12%), Telefonia/Celulares (12%), Perfumaria e Cosméticos/Saúde (10%) e Casa e Decoração ( 9%).
Já as categorias que mais faturaram esse ano são: Eletrodomésticos (23%), Telefonia/Celulares (21%), Eletrônicos (17%), Informática (10%) e Casa e Decoração (6%).
O horário onde as vendas tiveram maior crescimento em relação ao ano passado foi o período das 18h às 0h da véspera da Black Friday. Veja gráfico de estudo realizado pela plataforma de marketing Social Miner.
M-commerce
Outro destaque nos resultados da Black Friday 2017 foi o crescimento das compras via mobile, quase 30% dos pedidos já são feitos dessa forma. O dado representa um aumento de 81,8% no share desse dispositivo se comparado ao ano passado.
A compra via mobile representou um volume financeiro de 26,5% – em relação à 2016 houve um aumento de 41,5%. O tíquete médio do m-commerce ficou em R$515,00.
Estes dados podem ajudá-lo a entender como melhorar suas estratégias para a próxima Black Friday, em 2018, mas também já começar a executá-las para as próximas datas do e-commerce. Não esqueça de analisar sua gestão de marketplace usando a SkyHub para criar promoções de preço e frete e impulsionar mais as vendas.
No comments