Reputação da loja no marketplace: como protegê-la com 7 dicas?
A reputação da loja no marketplace é formada por avaliações de clientes e do próprio canal que acompanha o desempenho do seller ao gerenciar e entregar os pedidos. O resultado costuma ser gerado de forma automatizada, o que garante uma concorrência mais justa. Dessa forma, apenas os lojistas que tiverem uma boa performance irão receber notas positivas.
Por isso mesmo, a melhor maneira de um seller proteger a reputação de sua loja é garantindo que toda a sua operação esteja adequada, e que, além disso, ele possua uma boa comunicação e comprometimento com os clientes. Isso envolve um conjunto de ações que favorecem uma boa experiência para o cliente final.
Abaixo estão os principais fatores que ajudam a otimizar sua operação e proteger a reputação da loja no marketplace:
Gerencie bem seu estoque para melhorar a reputação da loja
Garantir o bom abastecimento do estoque é fundamental para ter sucesso nas vendas, pois informações incorretas podem acarretar em pedidos de itens indisponíveis, o que, é claro, tende a gerar mal-estar com o consumidor.
Um bom gerenciamento de estoque e atualização de informações é uma forma de evitar contratempos e preservar a reputação da loja com a satisfação do cliente. Por isso, se a sua loja estiver crescendo de forma acelerada e achar necessário, não exite em contratar uma integradora para centralizar seu estoque.
Dê informações realistas aos clientes
Fotos, descrições técnicas e o nome do produto são dados muito importantes e ajudam a indicar ao cliente o que ele está comprando.
Ao fornecer estas informações, tenha muito cuidado para que todas as indicações sejam precisas e que ajudem o consumidor a construir uma imagem realista do produto. Dessa forma, ele não cria expectativas diferentes do que vai receber e não reclama da sua loja.
Sempre atualize os status dos pedidos
O cliente pode ficar muito tenso quando não sabe o que está acontecendo com seu pedido. Se ele fez a compra, é muito importante passar um feedback, indicando se o pedido já foi embalado e separado para a entrega ou se já está em transporte. Isso não deve ser feito diretamente para o consumidor, mas sim atualizando o status do pedido dentro da plataforma.
Dessa forma, há maior transparência na comunicação com o cliente e ele sente que você está comprometido com a entrega do produto.
Tenha qualidade de entrega e respeite o prazo
Embale muito bem o produto, anexando a nota fiscal e enviando para uma transportadora de sua confiança.
Sempre tenha muito cuidado para que não haja nenhuma avaria com o produto durante o transporte e o cliente fique satisfeito com o que receber.
Além disso, cumpra os prazos de entrega e, se possível, adiante o pedido. Desta forma, além de ganhar pontos com os consumidores, você garante que imprevistos atrasem a chegada do produto.
Responda dúvidas de clientes
Se o cliente tem alguma dúvida, responda a ele. Seja solícito e coloque a satisfação do consumidor em primeiro lugar.
Além de responder as dúvidas, lembre-se de não demorar muito tempo para passar esse retorno. Os marketplaces costumam fornecer um prazo de resposta que precisa ser respeitado. Do contrário, isso tende a gerar impactos a sua reputação nas avaliações feitas por clientes e pelo próprio canal.
As avaliações dizem muito sobre a reputação da loja
Não deixe de acompanhar a avaliação da loja nos portais dos marketplaces. De forma geral, clientes são convidados a avaliar a experiência após a compra e isso gera um índice de reputação para sua webstore.
Além da avaliação do cliente, os canais podem avaliar sua performance de atendimento e entrega, entre outros fatores. Por isso, acompanhar sua reputação regularmente te ajudará a entender o que pode fazer para se tornar mais relevante.
Seguindo estes fatores, o cliente ficará satisfeito com a compra e aumentam suas chances de receber uma avaliação positiva.
No comments