O que é cross-docking e como funciona esse sistema?

março 14, 2018
Equipe Skyhub

cross-docking

O cross-docking é um sistema de distribuição de produtos onde não há estoque pelo vendedor. Com isso, quando o cliente solicita um produto no e-commerce ou marketplace, por exemplo, o item passará por um sistema organizado de redistribuição pelo fornecedor (vendedor ou fabricante) até a loja e então para o cliente.

O item sai do fornecedor para o ponto de expedição da loja e assim é feita a entrega para o cliente final que fez o pedido.
cross-docking

O cross-docking evita custos com armazenagem de produtos em estoque e que a produção ou aquisição dessa forma acarrete em muitos itens parados, sem vender. O modelo se baseia em um conceito conhecido como “just in time”, onde as produções e transportes de produtos são feitas sob-demanda, quando já existem pedidos para eles. Com isso, os produtos estão sempre em movimento, saindo de um veículo para outro, onde são recebidos, separados, e encaminhados até o destino final.

Lojistas que utilizam esse sistema de entrega podem poupar alguns custos que teriam com a armazenagem do produto, mas, por outro lado, precisam ter uma excelência na gestão do cross-docking para entender seus prazos reais de entrega para o cliente. Isso evitará causar frustrações no cliente em ter que esperar mais pela produção do produto ou direcionamento do mesmo até o centro de distribuição e que o lojista perca vendas por trabalhar com prazos muito longos e exagerados em relação à realidade.

 

Como calcular meu prazo de entrega com cross-docking?

Será preciso somar o prazo cross-docking com o tempo de entrega, ou seja, se o prazo cross-docking é de 4 dias e a entrega até o CEP do cliente leva 3 dias, seu prazo final deverá ser de 7 dias.

Neste exemplo, passar um prazo de 12 dias, por exemplo, poderia fazer com que alguns clientes, mais apressados, não fechassem a compra por medo de esperar muito pelo produto – sendo que você pode e irá fazer a entrega antes disso. E, por outro lado, passar um prazo de 4 dias, apenas do transporte e entrega finais, também geraria frustração no cliente com a demora não prevista.

Por isso, sempre trabalhe com os prazos mais realistas possíveis para não frustrar seus clientes e não perder negócios.

 

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