O que é dropshipping e como funciona esse sistema?

março 16, 2018
Equipe Skyhub

dropshipping

O dropshipping é uma técnica de gestão da cadeia logística onde o lojista trabalha sem estoque próprio e comercializa itens que ainda estão com o fornecedor ou fabricante.

Após o pedido do cliente no dropshipping, o revendedor encaminha o pedido para o fornecedor e este, por sua vez, é quem fará a embalagem do produto e entrega para o cliente final. Ao contrário do cross-docking, em nenhum momento o item passa pelas mãos do lojista, que atua apenas como um intermediário do processo de compra e venda.

O lucro desse sistema é baseado na diferença de preço entre o valor que o lojista divulga no e-commerce/ marketplace e o que o fornecedor dropshipping cobra pelo mesmo produto.

dropshipping

Para quem utiliza essa técnica, é muito importante ter um bom controle dos níveis de estoques dos produtos vendidos e que estão no fornecedor, pois evita que se faça a venda de itens esgotados.

Além disso, é necessário que o revendedor controle muito bem os processos de entrega no dropshipping, mesmo não sendo quem irá fazê-la. Esse acompanhamento é uma forma do lojista preservar sua reputação com o cliente final, já que sua marca é responsável direta pelo processo de venda e tem envolvimento direto com o consumidor.

 

Pontos de atenção no prazo de entrega com dropshipping

Em geral, os prazos dropshipping costumam ser maiores que o dos Correios, já que o item precisa ser solicitado ao fornecedor e separado por esse terceiro. Por isso, é importante tomar cuidado para não trabalhar com prazos muito longos e acabar afastando o cliente, que pode preferir comprar em lojas que entreguem mais rápido aquele produto.

Além disso, os prazos longos podem interferir no seu posicionamento no buy box, que em posições similares irá preferir destacar um concorrente que tenha condições semelhantes, mas entregue o item mais rápido. Se seu produto é exclusivo, isso não será um problema tão impactante, mas caso hajam muitos competidores nesse mercado, pode fazer diferença.

Caso utilize o modelo dropshipping em suas vendas, também é importante gerenciar bem os processos de venda e entrega, atendendo e solucionando eventuais reclamações de consumidores por atrasos, avarias, extravios e outros problemas com o recebimento do pedido.

Por isso, zele pela relação estabelecida com seus clientes e pela sua reputação no mercado.

 

Leia também:

O que é cross-docking e como funciona esse sistema?

Tudo que você precisa saber sobre logística no marketplace


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *