Cresce busca por produtos saudáveis, indica Google
Segundo pesquisa do Google, a busca por produtos associados a um modo de vida intenso e saudável apresentou crescimento nos últimos anos.
A busca por intensidade expandiu durante os anos 90, onde a estabilidade econômica fortaleceu o consumo de produtos industrializados, açúcar e refrigerante, no que o Google batizou de Era Power”. Isso nos mantinha ligados na dopamina liberada pelo açúcar destes produtos, um hormônio responsável pela sensação de prazer, que aumentava os níveis de cortisol produzido por nosso cérebro, aumentando os níveis de estresse e cansaço mental.
Nós brasileiros somos o 4° maior consumidor de açúcar do mundo, segundo o estudo publicado pelo Google e, consequentemente, sentimos o impacto dessa “Era Power”. Por outro lado, recentemente começamos a repensar os impactos destes produtos industrializados, do consumo de açúcar em nossas rotinas e os possíveis danos à nossa saúde.
Por isso, nos últimos 10 anos a busca pela palavra “como emagrecer” aumentou em 144%. Além disso, a busca por produtos e hábitos associados ao termo “faz mal” cresceu 51% em 2017 – já o termo associado à categoria de comidas e bebidas aumentou 181%.
Não é que os hábitos tenham mudado por completo: ainda buscamos por itens intensos, turbinados e power, mas de forma associada ao natural e saudável.
Como as pessoas pesquisam por produtos saudáveis?
A pesquisa do Google aponta que nos últimos 5 anos:
- Houve 55% de crescimento nas buscas por “saudável”;
- 70% de crescimento nas buscas por “natural”;
- 1000% de crescimento na visualização de vídeos associados ao tema “saudabilidade;
- 1,5 bilhões de visualizações de vídeos com o tema “saudabilidade” apenas em 2017.
O natural associado ao power mostrou crescimento:
- Natural com potência: “Shampoo bomba de vitaminas” é o mais buscado no país, com 4,3 milhões de busca em 2017;
- Natural, mas com sabor: “temaki” obteve 25% de crescimento e a busca por “ceviche” cresceu 65% nos últimos 3 anos;
- Natural, mas funcional: “termogênicos” e “superfoods” cresceram 40%;
- Natural, mas efetivo: 44% das mulheres customizam produtos capilares com ingredientes naturais;
- Natural, mas com resultado: nos esportes ligados à paz de espírito, o maior crescimento foi de “power yoga” e “mahamudra”.
Na contramão, o natural não “power” está perdendo a força:
- “Orgânicos” cresceu apenas 12% e “integral” apenas 16%, enquanto a categoria Food cresceu 18%;
- “Low poo” apresentou queda de 16% entre 2015 e 2016.
Quando as pessoas pesquisam por produtos saudáveis?
A pesquisa do Google também aponta que a maioria das buscas por produtos saudáveis é feita na segunda ou terça-feira, enquanto as pesquisas caem em 21%, em média, durante os finais de semana. Nas férias, as buscas também costumam cair cerca de 20%.
Os meses onde a saúde mais entra em pauta são agosto, setembro e outubro, que concentram 30% das buscas por saudabilidade.
Dica para quem quer se destacar nesse setor:
- Invista em um sortimento de produtos que concilie o natural com o conceito de power: ou seja, que sejam naturais e saudáveis, porém com propriedades ativas e apresentem algum resultado, sejam eficientes;
- Comunique os ingredientes usados no produto das descrições;
- Destaque seus produtos naturais e power nos marketplaces: se você já vende nestes canais, melhore a competitividade de suas ofertas para o buy box e analise se vale a pena investir em anúncios para eles.
Veja a pesquisa completa do Google aqui.
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