Principais motivos de reprovação de cadastro de produtos nos marketplaces
A reprovação de cadastro de produto no marketplace ocorre quando algumas das informações enviadas estão incoerentes ou fora do padrão exigido pelos canais. Por isso, é sempre importante se atentar aos requisitos dos sites onde você pretende integrar seus produtos e adequar as informações.
Em geral, os motivos de reprovação podem ser sistêmicos quando, por exemplo, o sistema limita o texto a uma determinada quantidade de caracteres. Isso poderia cortar parte do conteúdo e torná-lo incoerente. Outros casos envolvem padrões qualitativos, como boa ortografia e uso de imagens de boa qualidade e não ofensivas.
A seguir listamos os principais motivos de reprovação nos marketplaces e que você deve ficar atento:
Principais motivos de reprovação de título:
- Escrever todo o texto em caixa alta (maiúsculas);
- Não colocar as informações básicas, como o que é o item (computador, celular, caderno, xícara, lençol, etc), o modelo, características e marca do produto;
- Discriminar uma cor, voltagem, sabor ou tamanho no título quando o item é agrupado e o cliente poderá escolher uma das opções disponíveis;
- Usar caracteres especiais no texto;
- Usar códigos do produto ou uma estrutura que dificulta a fluidez de leitura;
- Cadastrar uma informação no título incompatível com a imagem;
- Exceder o limite de caracteres (tamanho do texto) aceito pelo canal;
- Usar tags em canais onde ela não é permitida;
- Cometer erros de ortografia.
Principais motivos de reprovação de descrição:
- Escrever todo o texto em caixa alta (maiúsculas);
- Não fechar tags (negrito, itálico, sublinhado e etc) em canais onde ela é permitida;
- Usar tags em canais onde ela não é permitida;
- Não escrever um texto com estrutura para a leitura pelo cliente, com começo, meio e fim;
- Esquecer de passar detalhes importantes sobre o produto;
- Não usar espaçamento entre frases e parágrafos;
- Cometer erros de ortografia;
- Citar condições específicas de sua loja e produtos, como promoções, datas de validade, brindes e etc.
Ficha técnica:
- Não separar as informações por linha;
- Escrever “sim” ao invés da informação detalhada;
Imagem:
- Utilizar imagem caseira;
- Não postar ao menos uma imagem, com visão inteira e de frente, do produto;
- Uso de imagens impróprias ou ofensivas;
- Fundo chamativo que tira o foco do produto;
- Usar texto e marca d’água;
- Usar imagens vetorizadas e esquemáticas como a foto principal ou única ilustração do produto.
Com atenção a esses itens, será fácil cadastrar seus produtos e sua loja terá mais chances de aprovação.
Leia também:
Quais os pré-requisitos para integrar-se aos marketplaces da B2W?
Pré-requisitos para se integrar aos marketplaces do Walmart
Quais os pré-requisitos para se integrar ao marketplace do Mercado Livre?
No comments