Cadastro de produto no B2W Marketplace: na prática
O cadastro de produto no B2W Marketplace pode ser feito de forma automatizada e massiva se você já utiliza a SkyHub como integradora de marketplace.
Nosso sistema irá receber dados de itens já cadastrados em seu ERP ou plataforma de marketplace e centralizá-los em nosso sistema e no B2W Marketplace, além de outros canais onde você venda. No entanto, embora esse processo facilite muito o trabalho de cadastrar produtos, já que as ações são feitas em massa, será preciso garantir que os itens estejam adequados para o formato exigido para as vendas neste canal.
Para ficar mais claro, imagine que sua plataforma ou ERP permitam um cadastro de produto nas seguintes configurações:
Título: 200 caracteres
Descrições: 3.000 caracteres
Já no B2W Marketplace, as configurações são:
Título: até 80 caracteres
Descrições: até 4.000 caracteres
O que vai ocorrer quando o cadastro for feito? Muito provavelmente seu título aparecerá cortado, com texto faltando, o que irá prejudicar a leitura do conteúdo pelo cliente.
Baixe o manual de requisitos para integração de produtos no B2W Marketplace
Por isso, é importante que seu cadastro seja feito conforme os padrões permitidos para vender no B2W Marketplace. A seguir fornecemos alguns exemplos práticos para você fazer isso:
Estrutura mercadológica
Imagine um seller que, em sua loja virtual seja especializado na venda de louças. Dentro de seu e-commerce ele poderá ter uma divisão das peças entre as que são vendidas de forma avulsa ou por kits, ou então por lisas e estampadas ou ainda pelo tipo como xícaras, pratos, bules e etc.
Por outro lado, dentro de um marketplace a quantidade de departamentos é muito maior e é preciso que todas as persianas estejam ordenadas em categorias mais amplas antes de chegar ao detalhamento. Um exemplo seria cadastrar itens associados à aparelhos de jantar da seguinte forma, em 1 nível principal e mais 4 subníveis:
Categoria Principal: Utilidades Domésticas
Subcategoria 1: Pratos e talheres
Subcategoria 2: Aparelho de jantar
Subcategoria 3: 42 peças/para 6 pessoas
Título
A estrutura padrão recomendada para a criação de títulos no B2W Marketplace é a seguinte:
Nome do Produto | Modelo | Características | Cor | Marca
Ex: Aparelho de Jantar 42 Peças Faiança Felsdpática Romantique Branco – Porto Brasil
A cor, claro, só deverá ser mencionada no título para o caso de itens que não tenham variação para esse critério.
Se você estiver vendendo um aparelho de jantar disponível nas cores branca, azul e verde, por exemplo, não deverá mencionar a informação da cor no título, já que ele deverá ser genérico para abranger todos os aparelhos de jantar com o mesmo modelo. Com isso, deixe para indicar a cor apenas no campo de variação do produto.
Ex: Aparelho de Jantar 42 Peças Faiança Felsdpática Romantique – Porto Brasil
Na tabela de cor (variação), dentro da página de produto, o cliente poderá optar pelas cores disponíveis desse modelo:
- Branca
- Azul
- Verde
Descrições
As descrições precisam ser em formato de texto, estruturado por começo, meio e fim. Elas servem para apresentar mais informações sobre o produto, com uma abordagem que combina a informação com diferenciais comerciais do produto, destacando seus atributos.
Você poderá personalizar o HTML do texto com uso das seguintes tags: <br> <b> <i> <p> <strong> <li> – outras não são permitidas. Apenas lembre-se de fechar a tag para que ela não apareça como uma palavra, sem coerência, no meio do texto.
Jamais mencione sobre itens sortidos, kits, brindes, promoções, pré-lançamentos ou datas de vencimento. Também não mencione a marca como sendo “Paralela”, “Original”, “Nacional” ou “Importada“. As informações devem ser reais e se ater ao produto ofertado.
Imagem
As imagens devem ter tamanho igual ou superior a 350 x 350 pixels, sendo que o ideal é que tenham pouco mais de 1000 por 1000 px para que o zoom seja disponibilizado.
É obrigatório cadastrar ao menos uma imagem do produto, que deverá exibir o item na íntegra, de frente, em fundo branco, sem marca d’água (exceto se for uma padrão do fabricante) ou textos sobrepostos. A fotografia precisa ser profissional, de boa qualidade e não ofensiva.
O canal não aceita imagens esquemáticas e vetorizadas como principal para o produto. Se apresentarem boa qualidade, estas imagens podem ser aceitas como adicionais ao cadastro, mas nunca no destaque.
Ficha técnica
Já a ficha técnica permite que o cliente tenha uma percepção mais objetiva do que será entregue, marca, material e características do produto.
A ficha técnica é uma tabela de informações que deve ser escrita de forma objetiva. Evite respostas pouco claras como “sim” ou “não” e “possui” ou “não possui”.
Em perguntas como “garantia do fornecedor”, por exemplo, ao invés de responder que há garantia para o produto, especifique o prazo de garantia, como “3 meses”.
A atenção a todos estes fatores fará com que seu cadastro de produto seja adequado e aprovado rapidamente no B2W Marketplace.
Leia também:
Integração B2W Marketplace: o passo a passo via SkyHub
O que é o Top Likes no app B2W Marketplace e como obter insights relevantes?
Cadastro de produto na Via Varejo: na prática
No comments