Cadastro de produto no B2W Marketplace: na prática

maio 11, 2018
Equipe Skyhub

cadastro de produto no b2w marketplace

O cadastro de produto no B2W Marketplace pode ser feito de forma automatizada e massiva se você já utiliza a SkyHub como integradora de marketplace.

Nosso sistema irá receber dados de itens já cadastrados em seu ERP ou plataforma de marketplace e centralizá-los em nosso sistema e no B2W Marketplace, além de outros canais onde você venda. No entanto, embora esse processo facilite muito o trabalho de cadastrar produtos, já que as ações são feitas em massa, será preciso garantir que os itens estejam adequados para o formato exigido para as vendas neste canal.

Para ficar mais claro, imagine que sua plataforma ou ERP permitam um cadastro de produto nas seguintes configurações:

Título: 200 caracteres

Descrições: 3.000 caracteres

 

Já no B2W Marketplace, as configurações são:

Título: até 80 caracteres

Descrições: até 4.000 caracteres

 

O que vai ocorrer quando o cadastro for feito? Muito provavelmente seu título aparecerá cortado, com texto faltando, o que irá prejudicar a leitura do conteúdo pelo cliente.

Baixe o manual de requisitos para integração de produtos no B2W Marketplace

Por isso, é importante que seu cadastro seja feito conforme os padrões permitidos para vender no B2W Marketplace. A seguir fornecemos alguns exemplos práticos para você fazer isso:

 

Estrutura mercadológica

b2w estrutura mercadológica

Imagine um seller que, em sua loja virtual seja especializado na venda de louças. Dentro de seu e-commerce ele poderá ter uma divisão das peças entre as que são vendidas de forma avulsa ou por kits, ou então por lisas e estampadas ou ainda pelo tipo como xícaras, pratos, bules e etc.

Por outro lado, dentro de um marketplace a quantidade de departamentos é muito maior e é preciso que todas as persianas estejam ordenadas em categorias mais amplas antes de chegar ao detalhamento. Um exemplo seria cadastrar itens associados à aparelhos de jantar da seguinte forma, em 1 nível principal e mais 4 subníveis:

 

Categoria Principal: Utilidades Domésticas

Subcategoria 1: Pratos e talheres

Subcategoria 2: Aparelho de jantar

Subcategoria 3: 42 peças/para 6 pessoas

 

Título

b2w titulo

A estrutura padrão recomendada para a criação de títulos no B2W Marketplace é a seguinte:

Nome do Produto | Modelo | Características | Cor | Marca

Ex: Aparelho de Jantar 42 Peças Faiança Felsdpática Romantique Branco – Porto Brasil

A cor, claro, só deverá ser mencionada no título para o caso de itens que não tenham variação para esse critério.

Se você estiver vendendo um aparelho de jantar disponível nas cores branca, azul e verde, por exemplo, não deverá mencionar a informação da cor no título, já que ele deverá ser genérico para abranger todos os aparelhos de jantar com o mesmo modelo. Com isso, deixe para indicar a cor apenas no campo de variação do produto.

Ex: Aparelho de Jantar 42 Peças Faiança Felsdpática Romantique – Porto Brasil

Na tabela de cor (variação), dentro da página de produto, o cliente poderá optar pelas cores disponíveis desse modelo:

  • Branca
  • Azul
  • Verde

 

Descrições

b2w descrições

As descrições precisam ser em formato de texto, estruturado por começo, meio e fim. Elas servem para apresentar mais informações sobre o produto, com uma abordagem que combina a informação com diferenciais comerciais do produto, destacando seus atributos.

Você poderá personalizar o HTML do texto com uso das seguintes tags: <br> <b> <i> <p> <strong> <li> – outras não são permitidas. Apenas lembre-se de fechar a tag para que ela não apareça como uma palavra, sem coerência, no meio do texto.

Jamais mencione sobre itens sortidos, kits,  brindes, promoções, pré-lançamentos ou datas de vencimento. Também não mencione a marca como sendo “Paralela”, “Original”, “Nacional” ou “Importada“. As informações devem ser reais e se ater ao produto ofertado.

 

Imagem

b2w imagem

As imagens devem ter tamanho igual ou superior a 350 x 350 pixels, sendo que o ideal é que tenham pouco mais de 1000 por 1000 px para que o zoom seja disponibilizado.

É obrigatório cadastrar ao menos uma imagem do produto, que deverá exibir o item na íntegra, de frente, em fundo branco, sem marca d’água (exceto se for uma padrão do fabricante) ou textos sobrepostos. A fotografia precisa ser profissional, de boa qualidade e não ofensiva.

O canal não aceita imagens esquemáticas e vetorizadas como principal para o produto. Se apresentarem boa qualidade, estas imagens podem ser aceitas como adicionais ao cadastro, mas nunca no destaque.

 

Ficha técnica

b2w ficha técnica

Já a ficha técnica permite que o cliente tenha uma percepção mais objetiva do que será entregue, marca, material e características do produto.

A ficha técnica é uma tabela de informações que deve ser escrita de forma objetiva. Evite respostas pouco claras como “sim” ou “não” e “possui” ou “não possui”.

Em perguntas como “garantia do fornecedor”, por exemplo, ao invés de responder que há garantia para o produto, especifique o prazo de garantia, como “3 meses”.

 

A atenção a todos estes fatores fará com que seu cadastro de produto seja adequado e aprovado rapidamente no B2W Marketplace.

 

Leia também:

Integração B2W Marketplace: o passo a passo via SkyHub

O que é o Top Likes no app B2W Marketplace e como obter insights relevantes?

Cadastro de produto na Via Varejo: na prática


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *