3 dicas para otimizar sua gestão no marketplace
Algumas ações podem ajudar a otimizar sua gestão no marketplace e fazer com que você ganhe tempo operacional para focar cada vez mais na administração do negócio.
Essa melhor gestão do tempo é bastante útil para você se posicionar à frente de seus concorrentes, tendo maior visão do negócio e tomando decisões estratégicas focadas no aumento das vendas.
A seguir estão 3 dicas importantes que podem ajudar a otimizar sua gestão no marketplace:
1) Configure os produtos corretamente antes do cadastro
A configuração correta dos produtos, isso é, a categorização, estrutura de títulos, descrições, imagens e fichas técnicas é importante para que o cadastro dos itens seja aprovado mais rapidamente. Com isso você já poderá começar a vender.
Cadastros errados voltam ao seller para que ele faça as correções necessárias e suba uma nova carga dos produtos, tentando conseguir a aprovação. A desatenção pode tornar esse processo mais demorado e atrasar o processo de vendas.
Por isso, sempre consulte os requisitos do canal onde está se cadastrando e configure seus produtos corretamente para que sejam aprovados rapidamente.
2) Distribua seu tempo e atenção entre os itens mais e menos estratégicos
É claro que você deve conhecer e administrar todo o seu sortimento. Mas é importante que sua atenção seja distribuída de forma inteligente para garantir que itens muito relevantes para o negócio nunca fiquem sem estoque.
Itens que possuem muita demanda e ajudam a atrair clientes ou ainda produtos que contribuem majoritariamente para sua formação de receita líquida são estratégicos para o negócio. Por isso, é importante dedicar mais atenção a eles.
O conceito de Curva ABC pode ser empregado nessa hora: os da Curva A são 20% dos produtos que respondem por 80% da sua receita. A Curva B são 30% dos itens que geram outros 15% da receita. Já a Curva C são 50% dos produtos que geram apenas 5% da sua receita. Faça essa divisão e foque mais na hora de vender!
3) Tenha uma gestão integrada dos marketplaces
Outra forma de otimizar sua gestão e tempo nos marketplaces é contando com um integrador para centralizar sua operação e vendas nestes canais.
O integrador pode facilitar a troca de informações em diferentes plataformas de marketplace e até mesmo de seu e-commerce, caso tenha um. Com isso, basta fazer um único login nesse sistema para entender como estão suas vendas e gerenciar seus pedidos.
Sellers que contam com um integrador podem ganhar muito tempo de gestão e visibilidade do negócio, de forma que conseguem tomar decisões melhores para aumentar as vendas.
Seguir estas dicas irá ajudá-lo a otimizar sua gestão nos marketplaces e ganhar mais tempo para focar naquilo que realmente ajuda no crescimento da sua operação!
Leia também:
Quais critérios avaliar na escolha do integrador de marketplace?
5 desafios da gestão no marketplace e como solucioná-los
Análise dos marketplaces: comparando resultados de cada canal
No comments