Logística do marketplace ou transportadora: qual devo escolher?

julho 06, 2018

Nos marketplaces, o frete é por conta do seller. Isso quer dizer que, independentemente do método de entrega que ele adote, o envio dos produtos comprados pelos clientes serão de responsabilidade dos lojistas. Com isso, existem várias dúvidas sobre logística do marketplace, principalmente em relação à contratação ou não de uma transportadora.

Pensando em esclarecer dúvidas que envolvem esses e outros tipos de frete, a SkyHub reuniu neste artigo informações relevantes sobre o segmento, quais métodos devem ser adotados e quando eles são mais adequados. Confira!

Quando contar com a logística do marketplace?

Logística é o termo que se refere aos processos de transporte, gestão de estoque, contato com fornecedor, valor de frete, atendimento ao cliente e vários outros. Principalmente quando um seller está em vários marketplaces, essa logística precisa ser facilitada para gerenciamento e manutenção.

Sendo assim, se você está no B2W Marketplace, no Mercado Livre e Cnova, por exemplo, utilizar uma plataforma como a SkyHub, que integre essas informações é fundamental para dispor de dados mais claros sobre o andamento dos pedidos, entregas, estoque, etc.

Em uma integradora de marketplaces, o seller pode cadastrar todas as suas informações referentes aos produtos e criar regras a respeito do frete para viabilizar a entrega até o cliente e otimizar os processos.

Geralmente, conta-se com os serviços dos Correios (Sedex, PAC) para realizar as entregas administradas por um método de logística do marketplace. Porém, alguns marketplaces também oferecem um serviço próprio de entrega para tornar o processo mais prático, como é o caso do B2W Entrega que pertence ao B2W Marketplace, e do Mercado Envios, que é do Mercado Livre.

Quando optar por uma transportadora?

Dependendo do tipo de produto que você vende ou da quantidade, optar por uma transportadora para realizar o frete, talvez seja uma opção mais assertiva. Em alguns casos, entretanto, contratar esse serviço é indispensável. Quando os itens a serem transportados são de linha marrom ou branca, por exemplo, os Correios não fazem o serviço de frete. Sendo assim, a transportadora é a melhor opção para fazer esse transporte.

Para quem já conta com uma transportadora é preciso cadastrar a tabela de frete na plataforma do marketplace. Se for integrar as informações também é necessário cadastrá-la na integradora.

Agora que você já sabe quando utilizar a logística do marketplace e quando optar pela transportadora, saiba mais sobre o B2W Entrega!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *