Troca e devolução de produtos: como funciona no marketplace?

julho 25, 2018

Apesar das compras online oferecerem maior comodidade e conveniência tanto para os vendedores quanto para o consumidor, a troca e devolução de produtos é uma das preocupações inclusive de sellers que vendem nos principais marketplaces, uma vez que os gastos com logística reversa ou reembolso podem gerar prejuízo ao vendedor.

Sem contar que é extremamente comum que essa situação aconteça, afinal nem sempre os produtos adquiridos pela internet atendem às expectativas do comprador. Portanto, entender a política de troca e devolução dos canais é essencial para quem deseja expandir o negócio.

Como é feita a troca e devolução de produtos no marketplace?

Os marketplaces determinam regras no Direito de Arrependimento, Política de Troca e Devolução de Mercadorias, em conformidade com a legislação e direitos do consumidor.

Dessa forma, o cliente tem o direito de se arrepender de ter comprado algum produto, independente do motivo, e devolvê-lo em até sete dias, contados a partir da data de recebimento da mercadoria.

Nesse caso, o vendedor deve se responsabilizar por todos os custos de transporte e devolver o valor integral para o consumidor, como garante a lei.

Quais cuidados o seller deve ter com a troca e devolução de produtos?

É importante que os sellers estejam sempre atentos às políticas de cada marketplace e, além disso, entendam como funciona cada um dos canais, para assim conseguir realizar suas vendas da forma mais eficiente possível.

Manter um bom relacionamento com as plataformas, por exemplo, é um cuidado indispensável, já que isso consequentemente contribui também para um bom relacionamento com os clientes, pois na maioria dos casos eles usam os próprios canais de atendimento dos marketplaces como ponte de comunicação até o vendedor.

Outra excelente estratégia é aumentar o prazo dessa troca em datas especiais, como Black Friday, Dia das Mães ou Natal.

A política de troca e devolução pode se tornar um grande diferencial para um seller dentro de um marketplace. Sendo assim, vale a pena manter uma comunicação clara, oferecer um atendimento rápido e de qualidade com soluções práticas para qualquer tipo de problema, e sempre cumprir a legislação.

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