O que é fulfillment e qual a sua importância?

agosto 22, 2018
Equipe SkyHub

Você sabe o que é fulfillment? Originado do inglês, o termo quer dizer “cumprimento” e envolve práticas importantes no e-commerce em relação à logística. Desde a separação no estoque até a entrega do produto ao cliente, todas as operações são executadas para atingir o maior grau de satisfação do consumidor.

Sendo assim, se você está em busca de altos níveis de satisfação e, principalmente, fidelização de clientes, deve dar atenção ao fulfillment e adotá-lo para gerenciar o processo logístico da sua loja virtual.

Por que é importante entender o que é fulfillment?

Mais importante do que entender o que é fulfillment é saber quais são os benefícios ao aplicá-lo. Para isso, entretanto, é necessário conhecer tudo o que essa operação envolve e como ela consegue atingir o consumidor de forma tão positiva.

O preço baixo não é mais o principal critério na decisão de compra, principalmente se estamos falando em fidelização. O consumidor contemporâneo valoriza a experiência que o e-commerce proporciona, por isso, ficar satisfeito com todos os processos que envolvem a compra é fundamental para que ele volte a adquirir produtos com você e indique para outras pessoas.

Se você não entrega aos clientes as informações que ele precisa, não cumpre prazos ou entrega produtos em más condições, de nada adianta ter preços atrativos. No máximo, ele vai comprar uma vez com você. É por isso que existem marcas que vendem produtos com valores muito acima do mercado, pois prestam todos os serviços com qualidade.

O que é fulfillment neste contexto? É fazer com que todos os serviços sejam realizados de forma eficiente. Desde a preparação do estoque, passando pelo processamento de pedidos, entrega e logística reversa (quando necessário), até a satisfação e fidelização fazem parte do fulfillment. Sendo assim, esse conceito é constituído das etapas:

  • estoque: o armazenamento dos produtos, a localização e as quantidades necessárias são extremamente importantes para o cumprimento da entrega. Um produto armazenado corretamente, por exemplo, reduz as chances de devolução e troca a pedido do cliente;
  • separação: a segunda etapa não deixa de ser importante. É hora de processar o pedido dentro de um prazo viável para que a entrega seja realizada sem atraso;
  • embalagem: assim como o armazenamento, embalar o produto corretamente é fundamental e pode evitar prejuízos. Além de ser ágil, é necessário atentar-se a entrega nas condições ideais ao consumidor para evitar trocas, devoluções e todo o custo que isso envolve;
  • transporte: com todos os processos anteriores realizados de forma correta, provavelmente o transporte será um dos mais simples. Mas é importante atentar-se à condução dos produtos até o automóvel e também à sua movimentação dentro do veículo, tudo para garantir sua integridade. Vale ressaltar a importância do prazo para o frete;
  • feedback: caso haja a necessidade de uma logística reversa, a execução de qualidade deve ser prioridade assim como no primeiro envio. Independentemente da situação, é extremamente importante colher feedback dos consumidores a fim de tornar esses processos cada vez melhores.

Agora que você já sabe o que é fulfillment, fica mais fácil compreender a sua importância em meio às operações de e-commerce. Aproveite também para entender se é melhor escolher a logística do marketplace ou transportadora e tenha processos logísticos que fidelizam os clientes!


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