Gestão de fretes eficiente: saiba como tornar o processo otimizado e assertivo

agosto 24, 2018
Equipe SkyHub

Uma gestão de fretes adequada é indispensável para conseguir maior eficiência no processo de logística e, ao mesmo tempo, auxiliar a sua empresa a alcançar melhores resultados.

Dessa forma, além de fazer o cálculo correto do frete, é necessário também adotar algumas medidas simples para tornar essa gestão mais otimizada. Nesse cenário, é essencial que você saiba como executar alguns processos, tais como:

  • Definir o custo com cada transporte no dia a dia;
  • Certificar-se de que o peso e medidas de seus produtos estão corretos, para não ser impactado por cálculo incorreto do valor de frete;
  • Considerar o tempo de produção de seus produtos, para não frustrar a expectativa do cliente final;
  • Precificar o frete corretamente;
  • Fazer o planejamento de rotas eficientes;
  • Estruturar um fluxo de mercadorias, levando em conta a localização dos clientes;
  • Ter um calendário de manutenções dos veículos;
  • Apostar em estratégias de carga e descarga dos produtos;
  • Investir em gestão de riscos.

Por que é importante fazer uma boa gestão de fretes?

Ao apostar em uma gestão de fretes eficiente, automaticamente os gastos operacionais diminuem, o que ajuda no aumento da lucratividade do negócio e, consequentemente, na sua vantagem competitiva.

Sem contar que a rotina de entregas também é aprimorada, ou seja, os veículos passam a ser melhor aproveitados e as entregas realizadas com mais frequência, garantindo maior satisfação dos consumidores.

Como funciona o frete pelos Correios?

A plataforma faz o cálculo do frete utilizando os seguintes dados:

– O seu CEP de origem;

– O CEP do cliente informado na loja virtual;

– As dimensões cadastradas no produto;

– O peso cadastrado no produto.

Depois, a plataforma aplica o Cálculo de Cubagem (a dimensão de espaço em que uma caixa ocupa em peso) dos Correios:

Peso cúbico = (Comprimento x Largura x Altura) / 6000 (Fator de Cubagem)

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 10 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 10 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico.

Como o cadastro de tabelas de frete nas integradoras favorece a operação logística?

Um dos maiores benefícios de cadastrar tabelas de frete nas integradoras é a possibilidade de centralizar toda a configuração e gestão de fretes de todos os canais.

Assim, o trabalho de ajustar o frete é facilitado e favorece que descontos e fretes grátis sejam aplicados por mercadorias ou região, além de ajustados uma só vez para todos os marketplaces que você estiver presente.

Portanto, garantir uma gestão de fretes otimizada e assertiva proporciona vantagens para a empresa como um todo, não apenas para os aspectos operacionais que envolvem o transporte e o cálculo do valor das entregas.

Agora que você já está por dentro de todas essas vantagens, que tal aprender a configurar a tabela de frete na SkyHub? Na nossa plataforma, você pode ter acesso às vendas realizadas em diferentes canais, por período e por região, e elas podem ser acessadas de forma simples. Se necessário, entre em contato conosco e tire suas dúvidas!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *