Queima de estoque: como planejar uma promoção de qualidade

setembro 19, 2018
Equipe SkyHub

Uma das principais preocupações dos varejistas é ficar com o estoque parado, já que isso é sinônimo de que o dinheiro também não está rodando. Por conta disso, muitas vezes, a solução é criar uma queima de estoque e fazer os produtos saírem em quantidades satisfatórias.

Se você está interessado em fazer esse tipo de ação, vai gostar de conhecer as dicas que separamos para que possa planejar uma promoção de qualidade e colher ótimos resultados dessa oportunidade. Veja só!

1. Aproveite as datas sazonais do comércio

Datas como Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal, Black Friday são excelentes oportunidades para fazer o estoque girar. Nessas épocas os consumidores já estão dispostos a comprar produtos para presentear ou para o uso pessoal. Ou seja, você tem chances elevadas de que a ação dê certo.

Nesse mesmo sentido, início do mês ou época de pagamento do décimo terceiro salário também são ocasiões oportunas para lançar uma campanha de queima de estoque.

2. Planeje qual tipo de desconto vai oferecer

Conheça bem os produtos que você tem no estoque, bem como as quantidades para escolher qual tipo de desconto vai oferecer. Calcule o que vai ser viável para sua loja. Afinal, a intenção é sim vender mais, mas não é ter prejuízos.

Além dos já conhecidos percentuais de descontos, você também pode oferecer promoções atrativas como: pague um, leve dois; kits de produtos; descontos progressivos; e na compra de X, ganhe Y.

3. Priorize os clientes mais antigos na queima de estoque

A queima de estoque vai ser uma ótima estratégia para aumentar seu ticket médio e lucro sobre os produtos. Mas, além disso, a promoção pode ser uma grande oportunidade para relacionamento e fidelização de clientes. E nada melhor que valorizar quem já está com você e oferecer condições diferenciadas, como: descontos maiores; frete grátis; parcelamento maior; etc.

4. Faça uma previsão de vendas ideal para a campanha

Antes de divulgar a ação, é fundamental que você faça uma previsão de vendas. Isso quer dizer que deve planejar o quanto quer vender e, ainda mais importante, checar se tem estoque suficiente para isso. Do contrário, o que a sua empresa vai conseguir com a ação é frustrar os clientes, gerando interesse, porém sem capacidade de atendê-los.

Siga essas dicas e sua queima de estoque será um grande sucesso. Se você já fez esse tipo de ação, conte nos comentários como foi a experiência. Se precisar que qualquer ajuda, conte conosco!


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