4 estratégias para a fidelização de clientes

dezembro 12, 2018
Equipe Skyhub

Quando falamos em aumentar as vendas, conquistar novos clientes é uma das primeiras respostas que vem na cabeça. Porém, o que nem sempre lembramos é que a fidelização de clientes também é algo muito importante e que pode sim elevar o seu faturamento. Além disso, é válido dizer que conseguir um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais.

É claro que ter novos clientes é importante, mas cuidar de quem já faz parte da sua carteira tem a mesma relevância. Afinal, alguém que compra sempre vale mais do que alguém que compra apenas uma vez.

Conheça as 4 estratégias para fidelização de clientes!

1. Ofereça um pós-venda surpreendente

É comum que o cliente se sinta abandonado depois da compra. É muito comum também ter um atendimento ruim quando se entra em contato com uma área de suporte ou assistência. Então, você precisa oferecer exatamente o contrário para o consumidor. Deixá-lo atualizado sobre a entrega de seu produto ou sobre a realização do serviço que ele contratou é fundamental.

Também é importante dizer que, geralmente, quando um cliente entra em contato com a área de pós-venda é porque está com algum problema ou dúvida. Aproveite a oportunidade não apenas para apresentar uma solução, isso é o mínimo. Nesse momento a experiência do cliente deve ser muito bem cuidada e ele precisa se sentir encantado.

2. Incentive a fidelização de clientes

Ser seu cliente recorrente deve ser mais vantajoso do que ser um cliente novo. O consumidor que já faz parte da sua carteira precisa enxergar os benefícios que ele tem em escolher sempre a sua empresa para comprar. Isso envolve qualidade de produtos/serviços, ótimo atendimento e, também, ações promocionais ou descontos exclusivos.

Esses aspectos são fundamentais para que um cliente se torne fiel. E, mesmo que ele encontre um preço mais baixo em outra empresa, tudo indica que ele sempre vai escolher o seu serviço, já que tem plena confiança.

3. Mime os seus consumidores

Mostre para os seus consumidores o tamanho de sua importância. Envie conteúdos relevantes mostrando como ele pode utilizar aquele produto ou serviço comprado. Ofereça combinações interessantes. Aproveite as datas comemorativas para investir na fidelização de clientes com homenagens, seja enviando um e-mail ou, até mesmo, um presentinho em sua casa ou escritório.

4. Conte com uma pesquisa de satisfação

Ouvir o cliente é o caminho para o sucesso. Faça pesquisas de satisfação frequentes e avalie o que anda bem e o que não tem agradado os seus clientes em relação ao atendimento, qualidade de produtos, comunicação, etc. Ouça o que ele tem a dizer e invista nas melhorias que eles propõem o tempo todo.

A fidelização de clientes vai te render ótimos resultados de venda, melhores avaliações e novos clientes. Comece a olhar mais para dentro e invista o quanto antes nessas estratégias. Aproveite para conhecer os 5 serviços fundamentais para alcançar o sucesso de vendas.


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