Devolução de produtos: como evitar o problema na sua loja virtual

janeiro 02, 2019
Equipe Skyhub

A devolução de produtos é uma situação bastante comum na vida dos lojistas que vendem no mundo virtual. Nesse momento, é essencial pensar na logística e em como tornar esse cenário o mais tranquilo possível, tanto para o consumidor quanto para o próprio e-commerce. Entretanto, é importante também pensar em estratégias que ajudem a evitar o problema. Listamos algumas abaixo. Fique por dentro!

Faça uma boa descrição para evitar devolução de produtos

No momento de fazer a descrição dos produtos, não deixe de inserir de forma clara todas as informações que sejam relevantes para o item, como:

  • tamanho;
  • peso;
  • cor;
  • tecido;
  • valor;
  • política de trocas;
  • funcionalidades;
  • entre outros.

Desta forma, quanto mais detalhada e específica for a descrição, menores serão as chances de devolução.

Disponibilize imagens com alta resolução

As fotos dos produtos são indispensáveis para que o consumidor online não abandone o carrinho de compras. E não basta ser uma imagem qualquer, ou seja, precisa ter alta resolução em todos os ângulos possíveis e, ainda, deve poder ser vista com o auxílio da ferramenta de zoom, que ajuda o cliente a verificar o produto nos mínimos detalhes, ficando mais certo da decisão de compra e, consequentemente, evitando a devolução de produtos.

Passe segurança para os consumidores

Passar segurança para os seus clientes é fundamental se o objetivo é diminuir as chances de devolução de produtos. Aqui, as avaliações de outros usuários podem ser de grande valia, portanto não se esqueça de abrir espaço para comentários positivos.

Além disso, um atendimento eficiente também é essencial. Responder e-mails, dúvidas, sugestões e reclamações rapidamente é uma maneira de confortar e fidelizar os consumidores, que voltarão a comprar na sua loja apenas por sentirem segurança no atendimento.

Nesse contexto, outra boa estratégia é vender os produtos da sua loja virtual em marketplaces como Americanas.com, Submarino, Shoptime e Mercado Livre. Isso porque, eles levam em conta a reputação da sua loja e avaliação feita pelos clientes como um dos principais critérios para o seu anúncio ser relevante.

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