Retenção de clientes: como fazer e por que é importante para o meu negócio?

fevereiro 06, 2019
Equipe Skyhub

Ao contrário do que muitas empresas pensam, mais importante do que conquistar um novo consumidor é investir na fidelização dos clientes antigos. Dessa forma, além de criar estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca, é essencial você pensar na retenção de clientes como prioridade no seu marketing. Afinal, são pessoas que já compraram o seu serviço e estão mais predispostas a fechar negócio novamente.

3 dicas infalíveis para melhorar a taxa de retenção de clientes

Como falamos acima, a retenção de clientes deve ser prioridade no seu planejamento de marketing. Portanto, você deve implementar algumas ações para conquistar bons resultados. Confira a seguir:

1. Otimize o seu pós-venda

O pós-venda é um dos momentos mais importantes no momento de garantir a retenção de clientes. A estratégia consiste em não “esquecer” do seu cliente após a compra ser realizada e significa que você deve sempre manter um relacionamento com ele, seja através de e-mails ou envio de mensagens, por exemplo. Isso mostra que a sua empresa não está preocupada somente em vender, mas também com o seu bem-estar e satisfação com o serviço oferecido.

2. Realize pesquisas de satisfação

Quando pensamos em ações para manter a marca com uma boa reputação entre os clientes e nunca deixar a desejar no atendimento, os feedbacks também podem ser indispensáveis.

Portanto, a única maneira de saber se o produto ou serviço superou as expectativas do cliente é realizando pesquisas de satisfação, que permitem que o cliente expresse suas opiniões e sugestões.

Esse tipo de pesquisa também é conhecido como NPS (Net Promoter Score), uma famosa metodologia que pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa e serve para realizar a mensuração do grau de lealdade dos consumidores.

3. Crie programas de fidelidade

Outra dica essencial para a retenção de clientes na sua empresa é criar programas de fidelidade para fortalecer o engajamento e fazer que eles se sintam especiais.

Aqui, é possível oferecer “recompensas” em troca de alguma ação do cliente (como compras ou indicação, por exemplo), o motivando a interagir mais vezes com o seu e-commerce.

Além disso, você pode também surpreender os clientes enviando brindes, cupons de descontos ou até mesmo facilidades como o frete grátis.

Após entender a importância da retenção de clientes antigos, aproveite para aprender como conquistar novos clientes e aumentar o fluxo da sua loja online!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *