Gerenciamento de estoque: como fazer um controle eficaz

fevereiro 13, 2019
Equipe Skyhub

Apesar de muitos empreendedores ainda considerarem o gerenciamento de estoque somente mais uma atividade operacional na equipe de logística, dar atenção para esse setor é uma ação indispensável para o sucesso do seu negócio.

Quando bem gerenciado, o controle de estoque traz vantagens como evitar o acúmulo ou a falta de produtos e, ainda, auxilia no controle das finanças e na organização do espaço físico do e-commerce.

Portanto, não investir na estratégia pode impactar negativamente na margem de lucro da sua empresa.

Por que investir no gerenciamento de estoque?

Sem contar o motivo mais importante de fazer gerenciamento de estoque, que é manter a quantidade ideal de produtos no espaço físico, uma boa gestão dos itens diminui as chances de perdas, extravios e erros administrativos. Dessa forma, a estratégia é essencial para aumentar a eficiência e rentabilidade da empresa.

Além disso, quando o seu controle de estoque é mal feito, o negócio pode passar por alguns problemas, tais como:

  • Falta de produtos com alta procura;
  • Excesso de produtos com baixa procura;
  • Estoque desatualizado;
  • Produtos descartados por deterioração ou roubo;
  • Desconhecimento do produto disponível e do seu perfil de entrada/saída/retorno;
  • Falta de estoque de segurança;
  • Desacordo com a equipe de compras.

Leia abaixo algumas dicas básicas para você começar hoje mesmo a investir no gerenciamento de estoque que, consequentemente, vão ajudar a sua empresa a maximizar seus resultados!

Integre o setor de estoque com outras áreas

As áreas de gerenciamento de estoque, compras e vendas estão relacionadas entre si e têm influência umas nas outras. Dessa forma, para otimizar esses setores e alcançar mais eficiência, é importante integrá-los, mantendo uma comunicação fluida e compartilhando informações relevantes para o sucesso do e-commerce.

Faça previsões de demanda

Outra dica é pensar nas previsões de demanda, que ajudam na elaboração da estimativa de vendas para determinados períodos e, assim, permitem que o setor de compras consiga se organizar da melhor forma. Nessas previsões, considere datas importantes para o e-commerce, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que aumentam bastante a demanda dos clientes.

Analise o tempo que os itens ficam em estoque

Estar atento ao tempo que os produtos ficam em estoque, levando em conta as datas de entrada e saída, também é importante. Isso porque fazer esse acompanhamento é essencial para que o setor de compras saiba, com maior precisão, quando e em quais quantidades deve comprar novos itens.

Essa estratégia ainda ajuda a evitar excessos de mercadorias, que ocasionam perdas e desperdícios. Além disso, é possível entender os itens que têm maior saída, tornando o investimento do capital de giro mais assertivo.

Agora que você já entende a importância do gerenciamento de estoque, aproveite para aprender como planejar uma promoção de qualidade e evitar que o estoque fique parado!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *