Ruptura de estoque: aprenda como evitar o problema

abril 12, 2019
Equipe Skyhub

A ruptura de estoque nada mais é do que a falta de um produto no momento da compra do consumidor. No universo online, por exemplo, a ruptura acontece quando o usuário se depara com o anúncio de um determinado item e, ao clicar, encontra uma mensagem como “produto indisponível”.

O grande prejuízo quando isso acontece é a perda desses potenciais clientes. Afinal, as chances de buscarem pelos seus concorrentes para obter o produto anunciado serão enormes. Além disso, se a sua loja está disponível em marketplaces, ficar sem produtos por um longo período de tempo pode ser extremamente ruim para o seu negócio.

Como medir a ruptura de estoque?

Para entender o nível de ruptura de estoque do seu e-commerce, você pode fazer o cálculo do índice. Sua lógica é, basicamente, que alguns itens apresentam maior circulação do que outros.

Portanto, existem diversas variáveis que podem influenciar o índice, tais como os tipos de produto, a frequência de compra e a sazonalidade (enfeites de Natal são mais buscados no final do ano, por exemplo).

O cálculo pode ser feito da seguinte maneira: Itens sem estoque / Total de produtos da loja) x 100 e o resultado será um porcentual que indica a ruptura de estoque em relação ao total de produtos.

Como evitar a ruptura de estoque?

Fazer uma boa gestão de estoque é fundamental para evitar o problema da ruptura e obter sucesso nas vendas online. Porém, existem algumas medidas que você pode tomar para prevenir o seu e-commerce:

  1.  Controle o estoque e revise o cadastro dos itens existentes na loja;
  2. Não divulgue itens que estão em falta;
  3. Alinhe e monitore todos os prazos de entrega com os fornecedores;
  4. Abasteça o estoque conforme o fluxo de vendas na loja;
  5. Elabore relatórios e faça a análise da falta de produtos com antecedência.

O que achou? Agora você pode colocar nossas dicas em prática e evitar a ruptura de estoque na sua loja virtual. Aproveite para conferir também o nosso conteúdo que ensina como queimar estoque planejando uma promoção de qualidade!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *