5 vantagens de coletar avaliação de clientes para seu e-commerce

maio 03, 2019
Equipe Skyhub

Na última década, graças à internet, a comunicação entre empresa e consumidor está mais fácil. E como muitas compras acontecem em e-commerces, as avaliações sobre os produtos ou sobre a própria empresa também chegam no mundo on-line, seja nas redes sociais ou no próprio site. Mas será que a avaliação de clientes é algo negativo?

Muitos empreendedores sentem medo ou receio quando pensam no tema, entretanto a opinião do usuário nunca foi tão importante como hoje. E agora você pode descobrir o porquê. Confira 5 vantagens de coletar a avaliação de clientes:

coletar avaliação de clientes

1. A avaliação de clientes permite que você melhore os processos

Quando estamos em uma posição de gestão, costumamos enxergar o negócio de modo amplo e, por vezes, deixamos escapar pequenos problemas nos processos. Contudo, os clientes não deixam passar nada!

Qualquer detalhe que não esteja de acordo com o padrão que eles esperam, se torna alvo de críticas ou avaliação. Nestes casos, as queixas mais comuns são:

– Frete maior do que o prazo estipulado;

– Produto anunciado, mas sem disposição no estoque;

– Nota fiscal emitida com valor errado.

Os problemas listados acima podem parecer pequenos, mas quando acontecem com muita frequência, geram diversas avaliações negativas. Por isso, dar atenção ao cliente permite que você melhore processos. Nestes casos, por exemplo, é interessante contratar uma empresa para ajudar na organização operacional do seu e-commerce.

2. A avaliação de clientes traz oportunidades de crescimento

Já leu algo do tipo “não encontrei o produto que queria” ou “não tem o meu tamanho”? Se sim, saiba que esse é um sinal claro de que uma oportunidade de crescimento surgiu!

Quando o consumidor faz um comentário como esse, significa que sua loja online tem preferência na busca dele. É nesse momento que você precisa dar uma resposta positiva, aumentando a oferta de produtos, adicionando itens ao catálogo, etc. Com mais opções de compra, suas vendas também aumentam.

3. Com a avaliação dos clientes você pode monitorar a concorrência

Do mesmo jeito que as pessoas vêm até você para sugerir ou reclamar, elas fazem com outras empresas, e isso é uma ótima forma para monitorar a concorrência.

Nesse momento vale aquele ditado “aprenda com os erros dos outros”, ou seja, identifique onde os demais e-commerces pecam e evite as mesmas falhas.

Essa dica vale também nos casos em que os clientes elogiam os concorrentes. Entenda, estude e supere as expectativas.

4. Coletar e valorizar a avaliação do cliente pode fidelizá-lo

Quando você valoriza a opinião dos consumidores, ganha o respeito deles.

Muitas empresas perdem oportunidade por não conhecerem de fato o que as pessoas querem e não estarem dispostas a ouvi-las. E esse é um erro que você não vai cometer, certo?

Por isso, quando um comprador faz uma observação e é atendido, sente-se importante, cria uma identidade com sua marca, um relacionamento é estabelecimento e as chances de fidelização aumentam.

Não é difícil encontrar por aí empresas que deram e dão muito certo por conta da atenção e bom relacionamento com o usuário.

5. Coletar a avaliação de clientes permite que a sua avaliação geral melhore

Quando o cliente está satisfeito com os serviços de uma empresa, além de avaliar, ele compartilha com outras pessoas. Imagine que quanto maior o número de avaliações e coleta, maior a probabilidade de entender a cabeça do consumidor e melhorar a experiência de compra.

Desta forma surge um ciclo, fazendo com sua avaliação geral seja cada vez melhor. E uma empresa de boa reputação torna-se mais confiável, concorda?

Ainda sim, se você estiver sem tempo para acompanhar a avaliação de clientes no seu e-commerce, uma alternativa é utilizar o marketplace e as diversas ferramentas que ele disponibiliza.

Neste outro artigo você pode conferir todas as vantagens de vender no marketplace, aproveite!


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *