Planejamento logístico: 3 dicas para usar no seu e-commerce

maio 10, 2019
Equipe Skyhub

Podemos definir o planejamento logístico como a melhor e mais organizada forma de realizar entrega de produtos e serviços aos consumidores. Afinal, em todas as outras áreas de uma empresa há gestão de planejamento e estratégia. Então por que seria diferente na área logística?

Enquanto alguns e-commerces não dão muita atenção às ações de entrega e recebimento, outros implantam etapas demais, deixando tudo lento e burocrático.

Tenha bom senso para garantir aos clientes que o processo aconteça de um jeito ágil, mas ao mesmo tempo, seguro.

Embora cada empresa possua sua peculiaridade e maneira de trabalho, há algumas dicas básicas que, em geral, a maioria deve saber para elaborar e seguir um planejamento logístico eficaz. Confira 3 delas a seguir.

planejamento logístico

O planejamento logístico começa no estoque

Uma boa venda se inicia antes mesmo do cliente realizar o pedido, cuidando do estoque. Isso porque controlar a entrada e saída de mercadorias é mais difícil do que imaginamos.

Quando comercializar produtos perecíveis, como alimentos ou flores, procure estocar em ambiente adaptado, pois apesar dos itens ficarem lá por pouco tempo, eles devem ser manuseados com bastante atenção.

Desta forma, além de evitar o desperdício, você ganha espaço para armazenar outros materiais.

Outra dica importante é deixar os produtos com mais saídas, ou seja, os mais vendidos, perto da área de carregamento. Essa ideia serve também para os artigos pesados.

Invista em centros de distribuição

Se a sua empresa ainda não tem estrutura ou demanda suficiente para criar o próprio centro de distribuição, talvez seja hora de repensar e vender também no marketplace.

Assim, você redireciona seus produtos com mais velocidade, suprindo as necessidades e demandas de cada lugar.

Além disso, seu público cresce, o alcance aumenta e é possível negociar em diferentes regiões do país, reduzindo custos de frete.

Conte com uma boa transportadora

Para otimizar as entregas, é necessário uma boa transportadora, certo? Nesta hora, o marketplace também pode te ajudar. Mas como? É simples.

Utilize uma plataforma para gerenciar seus anúncios nos diferentes e-commerces do Brasil e América Latina, como Americanas.com, Submarino e Shoptime.

Posteriormente, a plataforma te mostra quais são as formas mais interessantes para fazer a sua remessa.

Acredite: você economiza tempo, gastos no transporte e ainda garante que os prazos de entrega serão cumpridos.

Ficou claro como realizar um planejamento logístico correto? Quais destas dicas você já usa no dia a dia? Comente.


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *