Clientes B2B e a importância da boa experiência de compra

maio 17, 2019
Equipe Skyhub

Quando falamos em proporcionar experiências de compra, logo pensamos no público final, o B2C – Business-to-consumer (de empresa para consumidor final). Porém, os clientes B2B também procuram empresas que façam mais do que vender, ou seja, procuram empresas que encantam.

Então, está na hora de ouvir os desejos desse público. Afinal, um grande e-commerce deve buscar constante inovação e estar pronto para atender qualquer demanda do mercado. Entenda.

clientes b2b

Os clientes B2B também são pessoas

Apesar do B2B significar Business-to-business (de empresa para empresa), não podemos esquecer que há pessoas por trás das empresas, ou seja, é essencial construir uma boa experiência de compra para essas pessoas.

Quando for construir o fluxo de compra, desenvolver o catálogo de produtos e oferecer as opções de pagamento, torne tudo o mais prático possível e pense na navegação de quem está acessando o site.

Outro fator importante é deixar os canais de atendimento com posição privilegiada para fácil acesso em casos de dúvida.

Um mercado pouco explorado

Já viu e-commerces voltados ao B2B? Em grande parte, eles são desorganizados ou mal gerenciados. Faltam informações claras sobre descrição do produto, precificação e a parte operacional deixa a desejar, pois não contam com um ERP eficiente.

Claro que podemos encontrar exceções. Muitas empresas já notaram que esse público busca a mesma comodidade e conveniência do varejo para realizar as compras empresariais. Por isso, a Americanas, por exemplo, criou o Americanas empresas que é um e-commerce voltado exclusivamente ao atendimento de clientes corporativos.

Contudo, o mercado B2B ainda é pouco explorado e contém grande potencial de receita.

Clientes B2B fazem o seu negócio crescer

Quando você oferece um serviço diferenciado para os clientes B2B, assim como os consumidores “comuns”, eles também avaliam e compartilham o seu trabalho com outros parceiros.

Sem dúvidas, as indicações podem te ajudar a conseguir mais prospects e fazer os negócios crescerem exponencialmente.

Talvez você pense: “mas os clientes B2B compram com menor frequência”. Na maioria dos casos, sim. Porém, há um detalhe: as compras são em quantidades bem maiores.

A parceria pode ser duradoura

Além de fidelizar o público do B2B, você pode se tornar um parceiro/fornecedor dele. Assim, as chances de conseguir firmar um contrato são grandes.

É uma relação ganha-ganha, porque o seu e-commerce gera mais vendas e seu caixa ganha estabilidade. Ao mesmo tempo, o consumidor B2B recebe condições especiais na hora da compra, com pagamento facilitado e em alguns casos, até desconto.

Agora, se tiver dificuldade para adaptar seu e-commerce aos públicos B2B e B2C, talvez seja interessante conhecer o marketplace. Saiba mais.


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