Ticket médio: como calcular e qual sua importância no e-commerce?
O ticket médio (TM) serve para analisar o desempenho dos negócios, fornecendo o valor médio de compras de cada cliente no seu e-commerce. Ele também é importante porque facilita o acompanhamento das vendas, isto é, permite que você enxergue de forma clara os meses com maior ou pior desempenho.
O TM está entre os 9 KPIs (Key Performance Indicator) – Indicador-Chave de Desempenho, que uma empresa deve possuir. Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.
Como calcular o ticket médio?
Em geral, as pessoas pensam que é difícil realizar cálculos como o ticket médio ou giro de estoque de uma empresa. Mas a verdade é que essas contas são bem fáceis e úteis para manter a saúde financeira do negócio, independentemente do tamanho.
Para isso, você pode usar duas fórmulas.
1. Calcular o TM com base no número de vendas
Basta dividir o faturamento, ou seja, o valor total de vendas, pelo número de pedidos efetuados (vendidos).
Entenda melhor no exemplo a seguir:
Se o faturamento (valor total de vendas) for R$ 200.000; e o número total de pedidos efetuados (vendidos) for 500; o ticket médio será de R$ 400.
200.000/500 = R$ 400.
Assim fica bem simples, certo?
2. Calcular o TM com base no número de clientes
Neste exemplo basta dividir o faturamento (valor total de vendas) pelo número de clientes que compraram seus produtos.
Se o faturamento (valor de vendas) for novamente R$ 200.000; e o número de clientes for 50; o ticket médio será de R$ 4.000.
Isso significa que neste período, em média, cada cliente comprou em seu e-commerce R$ 4.000.
Com a fórmula dois, ainda é possível entender melhor quais são seus principais compradores e como eles influenciam no faturamento da sua empresa. Entretanto, seja qual for a opção utilizada, é importante realizar a conta mensalmente, porque, em geral, o lucro e o ticket médio andam lado a lado. Quando um aumenta o outro também e vice-versa.
Por fim, ficou claro como calcular e qual a importância de acompanhar seu ticket médio? Comente.
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