Estratégia omnichannel: por que é importante para o varejo?

julho 12, 2019

No passado, a maioria das pessoas achava que os robôs iriam substituir os seres humanos, as redes sociais acabariam com os e-mails e as lojas virtuais extinguiriam o varejo físico. Mas você já deve ter percebido que até agora nada disso aconteceu. Aliás, em relação ao varejo, o melhor a se fazer daqui para frente é investir em uma estratégia omnichannel.

Ao invés de criar competição entre os canais online e offline, a estratégia omnichannel faz com que eles trabalhem juntos e ofereçam um melhor serviço ao cliente. Entenda a seguir.

Como funciona a estratégia omnichannel?

Em geral, as pessoas adoram pesquisar produtos, comparar preços e comprar, seja na loja física ou e-commerce.

Por que gostam da loja física?

Porque podem ver, ouvir, tocar e sentir melhor o produto, aprofundando a experiência de compra. Em especial, quando as compras são relacionadas a itens de uso pessoal e diário, como roupas, calçados e celulares.

Por que gostam da loja online?

Por outro lado, na loja online existe a praticidade. Comprar pelo celular ou computador, a partir de poucos cliques e em qualquer lugar, facilita muito a vida. Além disso, é possível visualizar diversos produtos e preços de uma forma mais dinâmica.

Por que preferem utilizar ambos os canais?

Hoje em dia, com a vasta informação disponibilizada na internet, as pessoas pesquisam e estudam mais, antes de efetuar a compra.

Não é raro um usuário seguir a loja no Instagram, verificar fotos e preços dos produtos e, então, partir para a compra na loja física. Ou ainda, comprar pelo e-commerce e retirar na loja.

Sendo assim, o omnichannel serve para integrar a empresa com o cliente, seja no mundo físico e/ou virtual, oferecendo a melhor experiência de compra possível para os consumidores.

Por que apostar na estratégia omnichannel?

Os varejistas ao redor do mundo acreditam que a estratégia omnichannel chegou para ficar. De acordo com estudos da Harvard Business Review, cerca de 73% de todos os clientes utilizam vários canais durante a jornada de compra, entre eles:

  • redes sociais;
  • e-mails;
  • sites;
  • lojas físicas;
  • quiosques.

Ou seja, a maior parte de venda acontece por meio da integração.

Com maior interação entre público/empresa, a credibilidade e confiança entre os dois aumenta e o relacionamento tende a ser de longo prazo, gerando fidelização.

Para melhorar, o estudo ainda sugere que clientes omnichannel (que utilizam vários canais) compram, em média, 9% mais.

Agora que você entendeu como funciona a estratégia omnichannel, já está pronto para implantar no seu e-commerce? Comente.


1 Comment. Leave new

Achei tudo muito novo essas informações obrigado gostei muito parabéns a todos do suporte

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