Prevenção de perdas: como melhorar a gestão do seu e-commerce

julho 17, 2019

Se você pensava que a única forma de aumentar o lucro do seu e-commerce era vendendo mais, talvez tenha se enganado. Já ouviu aquela frase “é melhor prevenir do que remediar”? Então, ele também se aplica muito bem aos negócios. Por isso, hoje vamos falar sobre prevenção de perdas e como ela pode te ajudar financeiramente.

Veja a seguir.

Afinal, o que é prevenção de perdas?

Primeiramente, é necessário entender que qualquer loja virtual, independentemente de seu tamanho, pode sofrer com gastos inesperados, entre os mais comuns estão:

  • problemas no transporte (logística);
  • roubos de dados, produtos e extravios;
  • falta de controle de estoque;
  • falha e manutenção de equipamentos;
  • lentidão em processos internos

Portanto, a prevenção de perdas busca evitar ou diminuir os problemas listados acima. Para isso, o gestor deve tomar algumas medidas.

Como melhorar a prevenção de perdas?

Identifique o problema do seu e-commerce e calcule os gastos

Só é possível tomar uma atitude quando você sabe o que enfrenta. Por isso, verifique como anda cada parte da organização. 

Os processos são ágeis? Tem perdido muita mercadoria por conta de extravio? Os clientes reclamam da falta de segurança ao comprar pelo site?

Após essa análise, calcule: quanto você está perdendo anualmente com esses problemas e quanto você gastaria para implantar um novo plano de prevenção de perdas?

Se a conta fechar, vá para o próximo passo.

Seja transparente com a equipe

Avise aos funcionários que há um problema em determinado setor e que por conta disso a empresa tem perdido receita. Conscientize-os, demonstrando que quando os negócios vão bem, todos ganham. Estabeleça metas de prevenção de perdas e recompensas nos casos de efetividade.

Quando notar a evolução, compartilhe com os demais colaboradores o desempenho daquele setor e quais foram os benefícios após a melhora.

Previna perdas no processo de recrutamento

Acredite ou não, alguns furtos nas empresas acontecem por parte dos próprios funcionários. No processo de contratação realize a triagem identificando profissionais que prezam pelos mesmos valores que você.

Outra forma de prevenir perdas por conta destes furtos é criando uma auditoria interna. A maioria dos colaboradores são honestos e não pensariam duas vezes em ajudar, eliminando esses pequenos delitos no ambiente de trabalho.

Entendeu como funciona a prevenção de perdas? Você precisa adotar alguma dessas medidas em seu negócio? 

Para acompanhar mais dicas sobre gestão de e-commerce, clique aqui.


No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *