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Controle de estoque no marketplace: o que é importante saber

fevereiro 06, 2020
Equipe SkyHub
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Se você já vende seus produtos na internet, conhece a importância de ter um rigoroso controle de estoque. Caso esteja cogitando a ideia, saiba que esta vai ser uma das funções que mais vão demandar atenção sua ou da sua equipe. 

Caso você tenha a sua própria loja e venda apenas nela, este controle fica muito mais fácil. E pode, inclusive, ser feito manualmente, dependendo da quantidade de itens que você vende. Mas se, além da sua loja, você também está presente em um marketplace ou tem ofertas apenas nestes canais, precisa tomar certos cuidados para não se perder no seu controle.

Afinal, isso pode causar uma ruptura de estoque, te levando a perder vendas e a causar danos na imagem da sua loja, abalando a credibilidade que o seu cliente tem em você e no seu serviço.

Pode até parecer difícil manter este controle de estoque em dia. Mas é mais fácil que parece, viu?! E para te ajudar, veja as dicas abaixo:

 

Unifique seu inventário

Fazer o inventário de estoque é uma tarefa rotineira para quem tem uma loja – seja online ou física. E dedicar atenção a esta atividade é muito importante, uma vez que um inventário que não condiz com o estoque real pode causar problemas nas vendas e entregas.

Para quem atua em frentes diferentes, como o físico e online, ou em diversos marketplaces, manter estes inventários atualizados, cruzando os dados de cada um, pode ser algo trabalhoso e propenso a falhas. 

Por isso, a dica aqui é: unifique os seus inventários! Crie apenas um, que abranja todo o seu estoque, independentemente do canal em que você venda, e tenha uma visão geral dos produtos que você tem disponível. Assim, você fica sabendo exatamente o que saiu, quando saiu, se é preciso repor e a quantidade necessária para abastecer seu estoque. 

 

Fique de olho nos prazos dos seus fornecedores

Ninguém gosta de ficar com produto parado, não é mesmo? Mas também não adianta ficar com o estoque no mínimo e continuar vendendo, sem se atentar aos prazos dos seus fornecedores. Se houver uma alta demanda por aquele produto, em quanto tempo você poderá repor o seu estoque?

Se um fornecedor demora um dia para entregar uma nova remessa, você pode trabalhar com uma margem menor de itens em estoque. Sem problemas! Mas se esse prazo for de uma semana, por exemplo, tenha uma margem maior de segurança e fique de olho nas vendas. 

Isso te vai te ajudar a controlar quando pedir a reposição, ou quando pausar a oferta nos sites, antes que você venda um produto que não tem em estoque.  

 

Tenha sempre uma margem de segurança

Esta margem de segurança vai te ajudar (e muito!) em situações de imprevistos, como uma necessidade de reposição para o cliente (o produto chegou com alguma avaria, por exemplo) ou um pico de vendas inesperado. 

A margem de segurança inicial é calculada em torno de 10%. Com isso, você evita ficar sem estoque, mas também corre o risco de ficar com produtos encalhados. 

É importante também ir monitorando as saídas desses produtos para que você defina a margem de segurança que funciona para o seu negócio, de acordo com cada item.

 

Integre o seu e-commerce aos marketplaces

Para quem quer ainda mais facilidade, já existe no mercado a opção das integradoras de marketplaces. Com elas, você pode, através de um sistema, integrar o estoque de todas os seus canais online de vendas. É uma forma eficiente e ágil de gerir o seu negócio.

Ao utilizar uma integradora, quando você vende um produto, seu estoque é atualizado automaticamente em todos os marketplaces que você atua. Isso faz que produtos sem estoque fiquem bloqueados para vendas até a reposição, evitando reclamações e cancelamentos por essa razão.

E para além do controle de estoque, as integradoras te ajudam a gerir melhor sua loja virtual: ganhos, vendas, portfólio de produtos, financeiro, logística etc. Tudo isso porque boa parte dos processos passam a ser automatizados e facilitados.

E é aqui que a SkyHub entra para te ajudar! Conheça as vantagens de uma das principais integradoras do mercado e saiba tudo que podemos fazer pelo seu negócio.  

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